Menu

|devocional 30| Tomar o céu por esforço? Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

*Por Larissa Mazaloti

Mateus 11.12

No evangelho de Mateus, capítulo 11 versículo 12 o autor relata uma fala de Jesus após a prisão de João Batista. Você lembra quem foi João Batista né? Foi aquele homem com vestes “esquisitas” que comia mel e gafanhotos e andava pelo deserto, e anunciava que todos deveriam se arrepender porque o reino dos céus estava próximo. João Batista, na narrativa bíblica foi o escolhido por Deus para abrir o caminho para o ministério público de Jesus Cristo como o messias, Filho de Deus.

Naquela ocasião alguns discípulos transmitiram a Jesus a pergunta de João Batista, que estava preso e a pergunta era: Jesus, é você mesmo o que estava para vir ou devemos esperar outro? E Jesus mandou a resposta a João, dizendo: os cegos estão vendo, os aleijados estão andando, os leprosos estão sendo purificados, os surdos estão ouvindo,  os mortos estão ressuscitando! E o evangelho está chegando aos pobres! Os pobres estão tendo a oportunidade de ouvir sobre a boa notícia da salvação! E ainda mandou dizer a João que quem não se incomodasse com quem Jesus era, seria alguém bem aventurado, alguém feliz!

Depois de enviar este recado a João Batista, Jesus continuou falando sobre João, dizendo que ele foi mais que um profeta e que não havia outro nascido de mulher que fosse maior que João… mas ele disse que no Reino dos Céus, aquele que é menor é maior do que João Batista.

Afinal, o que Jesus quis dizer com isso? Vamos pensar: Se João Batista era o maior, mas no reino dos Céus, o menor seria ainda maior do que ele, isso significa que o sistema de Jesus é outro. E sendo outro, os que optam por seguí-lo, terão de enfrentar o sistema comum, o sistema que viviam antes.

E aí chego onde eu queria chegar com esta mensagem: Jesus diz, ainda neste texto, que desde o tempo de João Batista o reino dos céus é tomado por esforço, ou em outras traduções, a força ou ainda, com violência e que os que se esforçam se apoderam do reino dos céus.

Sabemos que a salvação para a vida eterna, a salvação sobre nossa vida pós morte física é algo pelo qual não podemos lutar, nem podemos dar uma ajudinha, ou fazer algo para obter a salvação: a bíblia diz que a salvação é um dom que vem de Deus, não de homens.

Mas então porque o esforço? Porque quando João Batista e o próprio Jesus anunciaram que o reino dos céus era chegado, eles se referiam a uma vida aqui na terra coerente com o tipo de vida que Deus nos oferece: a vida eterna. E a vida eterna com Deus é uma vida de contemplação, onde tudo funciona, onde não há dor, não há sofrimento, porque não há pecado.

É claro que estando na terra, esta vida tal como nos é prometida é muito difícil porque o pecado está em nós, aqui. Mas quando se fala em esforço, se fala em uma vida reta, de tentativas incansáveis de acertar, e a consciência de que apenas em Jesus podemos alcançar a condição de nos esforçar. Tudo está Nele. Este esforço só pode dar certo se estou totalmente ligada e dependente de Jesus, então sim, posso me apoderar de “aperitivos”, de “amostras”, do que de fato é a vida com Ele na eternidade.

E sabe como Jesus define a eternidade? Ele diz que a vida eterna é esta: que conheçam o único e verdadeiro Deus e a ele mesmo, Jesus, que foi enviado por Deus. Então o esforço está nisso: conhecer a Deus, conhecer a Jesus e refletindo quem Ele é, viver o reino dos céus.

*Larissa Mazaloti está na Jocum Monte das Águias desde 2015, comunicadora da Jocum Brasil desde 2019