Menu

|devocional 11| Mais esperança do que perseverança Categorias:
Destaque, Destaque Artigo, Vida Jocumeira

*Por Carlinha de Paulo

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. “ Romanos 15:13

Durante o último ano, um dos convites de Deus para mim foi para que eu me tornasse mais esperançosa do que perseverante. Quando Ele me falou isso, eu não tinha muita compreensão do que significava, mas sabia que entenderia melhor durante a jornada.

Os dias foram passando e percebi que diante de muitos acontecimentos, eu olhava ao redor e tinha o desafio de caminhar convicta da bondade e do cuidado de Deus. O medo e a incredulidade começaram a fazer parte dos meus dias e a alegria e a paz começaram a dar lugar a uma tristeza e ansiedade crescente. Em minha mente eu sabia que Deus estava presente, mas as circunstâncias dificultam minha visão correta sobre Ele.

Durante um dos encontros de nossa família JOCUMeira, tive que me deparar com meu próprio coração e perceber que, mesmo sendo obediente e perseverante, a forma que eu estava vivendo meus dias não era a forma que eu fui criada para viver. Isso mostrava, mais do que qualquer outra coisa, como eu duvidava de Deus e, com isso, assumia o controle e tentava me defender de pessoas e dos desafios que vinha enfrentando. Tudo isso na minha própria força, tudo isso assumindo as rédeas da minha vida e me tornando cada dia mais independente e incrédula, tendo uma perspectiva totalmente errônea da natureza e do caráter de Deus.

Quando me dei conta disso, em meio a perguntas difíceis de uma amiga fiel o bastante para me amar e me provocar a rever a maneira que estava trilhando a jornada, o arrependimento veio e me rendi a Deus e a sua bondade, confiando em quem Ele é e me nutrindo do Deus de esperança de uma forma nova. Muitas das circunstâncias que experimentei esse ano não mudaram, mas meus olhos se abriram para vê-lo de uma forma nova e ser cheia de alegria e paz, transbordando da esperança vinda de um Deus amoroso e bom.

Essa é a verdade sobre seu caráter e há uma promessa de que Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Em dias maus, daqueles que tornam a jornada cansativa e são adubo para a incredulidade, minha oração é que você se renda ao poder do Espírito Santo e se renda, como eu, ao convite de ser mais esperançosa do que perseverante. Ou, melhor dizendo, mais esperançosa do que obstinada.

Se você não sabe muito bem o que isso significa, te convido a caminhar bem perto dele. Ele, o Deus da paz que excede todo entendimento e cuja alegria é a nossa força, irá se revelar de forma única e eu tenho certeza que você caminhará transbordando de esperança. Até que Ele venha!

*Carlinha de Paulo está na JOCUM Vila há 17 anos. Serve nosso movimento através do Centro de ETED desde 2006 e da UofN desde 2013.