Menu

|devocional 12| Ovelhas e o bom pastor Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo, Vida Jocumeira

*Por Hiago Angelucci

“Eu sou o bom pastor…” ‭João‬ ‭10:11‬a

As ovelhas são animais extremamente interessantes, as pessoas quando encontram uma ovelha no campo é quase que amor a primeira vista, principalmente se for um filhotinho. Sim, os filhotinhos são meigos mesmo. Talvez muitos gostariam de ter uma ovelhinha dessas em sua casa, como um bichinho de estimação.
De alguma forma, ficamos admirados e contemplativos quando temos a presença de ovelhas por perto, é como se estivéssemos diante de um espelho e pensássemos mais em nossas vidas. Observo muito isso em mossa comunidade missionária da Jocum em Almirante Tamandaré, lá temos algumas ovelhas e realmente o ambiente fica muito agradável com a presença delas.
Porém, para aqueles que trabalham diariamente no cuidado e manejo delas, o entendimento é muito diferente sobre a personalidade das ovelhas.

Eu tenho algumas aventuras criando ovelhas, e posso dizer que não deveríamos ficar tão animados quando Jesus nos compara com elas. Não que Jesus tenha feito uma comparação ruim, mas é que ele sabia exatamente o porque dessa comparação, e o que gostaria de nos ensinar. Parece que as ovelhas são um tanto quanto complicadas.

Algumas coisas que percebo no dia-a-dia com elas, é que as ovelhas são muito teimosas, muito teimosas mesmo. São extremamente frágeis, não enxergam bem, ficam doentes rapidamente dependendo o que comem, na verdade elas saem por ai comendo quase tudo. Elas ficam gripadas quando tomam chuva e frio, parasitas facilmente se alojam nelas, elas se perdem com frequência, gostam muito de fugir, alguns machos são extremamente agressivos. Elas dão bastante trabalho e você precisa de muito tempo e energia para cuidar delas. Na verdade se você quer começar a exercitar sua paciência e domínio próprio comece a criando ovelhas. Acho que agora da para entender um pouco melhor porque Jesus nos compara com as ovelhas, e o compromisso e trabalho que existe ao cuidar do rebanho. Isso deveria nos colocar em posição de humildade e saber que não somos tão legais quanto parece, e que em certo ponto todos nós damos muito trabalho.

Ao ler o capítulo de João 10, o primeiro pensamento que me vem, é que Jesus é o bom pastor porque ele sabe exatamente como somos complicados, assim como as ovelhas são, mas mesmo assim ele é o bom, não desiste e sabe exatamente como cuidar.

Quais são as lições que Jesus está nos ensinando sobre o compromisso de cuidar de pessoas e discipula-las?

Existe muito ensinamento nessa passagem, uma delas é que seremos as ovelhas de Cristo quando aprendemos a entrar pela porta correta, sabemos que existe um lugar seguro preparado para nós. Esse lugar é chamado de “aprisco”, um local de refugio e descanso, a “noite” somos presas fáceis para os “animais selvagens” e também para os “ladrões”.

Por falar em ladrões, Jesus diz que qualquer pessoa que tente entrar no aprisco que não seja pela porta onde está o bom pastor, Ele chama-os de ladrões e salteadores. Essas pessoas estão pulando a cerca com motivações perversas. Ou seja, Jesus tem conhecimento sobre essa pessoas que tentam e por vezes conseguem entrar no aprisco de forma errada, elas pretenções que não são o pastoreio e tão pouco serem pastoreadas. Estão evitando ser discipulados por Jesus ao entrar no aprisco sem passar pela porta.

“…O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

Jesus o bom pastor está na porta diariamente nos esperando. Lá as ovelhas conhecem a sua voz, só é possível conhecer a voz após um processo de confiança gerado pelo pastor, essa voz conduz diariamente para o caminho correto. As ovelhas que conhecem o som da voz do Pastor Jesus, não seguirão outros. Ou pelo pelo menos não deveriam seguir.

Jesus é aquele que está na porta do aprisco nos chamando, quem entrar por Ele, terá vida e boa pastagem. Jesus é o pastor que quer nos dar vida em abundância e Ele nos ama tanto, sabemos disso porque ele dá a própria vida pelas suas ovelhas.

Já os mercenários, diante do medo, perseguições, ataques e trabalho árduo, simplesmente fogem. Pois não tem verdadeiro compromisso com o rebanho. Deixando assim as ovelhas a deriva, lançadas em sua própria sorte. Hoje temos muitas pessoas que dizem ser “pastores” do rebanho, mas a realidade mostra o contrário. Dizem cuidar das ovelhas, mas a verdade é que estão em busca de um benefício próprio e não em busca de compromisso sacrificial pelas elas.

Lembre-se, existem os ladrões, salteadores e mercenários e você deve ouvir a voz do Bom Pastor Jesus.
Que possamos entender que somos essas ovelhas difíceis e que temos o bom pastor ao nosso lado, que não mede esforços, querendo diariamente conduzir as nossas vidas. Temos essa grande exemplo e assim devemos segui-lo.

*Hiago Angelucci Jocum / UofN AT