Menu

A GRANDE PERGUNTA: A SUCESSÃO NA JOCUM Categorias:
Artigos, Bases Jocum, Destaque Artigo, Notícias, Vida Jocumeira

Março 2023 – Lynn Green

Prezados líderes da JOCUM,

Derramamos muitas as lágrimas na reunião do Círculo de Fundadores (FC) no início deste mês na casa do Loren e da Darlene Cunningham, quando nos reunimos para a primeira reunião presencial em mais de três anos. Loren tinha acabado de passar por uma bateria de exames e avaliação médica, os resultados chegaram quando o FC começou. (O Círculo dos Fundadores é um grupo de cerca de 15 líderes experientes da JOCUM convidados por Loren e Dar para assumir com eles a responsabilidade de guardar a visão e os valores da JOCUM e exercitar a ancianidade para este movimento, especialmente na área de oração).

Os relatórios do especialista vieram em duas partes. A primeira nos informava que os resultados não eram bons. Com o segundo relatório, veio o veredicto dos médicos: a doença do Loren era um câncer que se alastrou por todo o seu corpo e seria terminal.

O enfoque de Loren, como ele compartilhou com o FC durante aqueles dias, era sua mensagem primordial, que se desenvolveu durante a maior parte de sua vida, mas que se intensificou durante os últimos 20 anos. Com uma energia e clareza surpreendentes, ele falou sobre a importância de traduzir as Escrituras oralmente para cada pessoa na Terra, em sua língua materna. Todos nós estávamos profundamente convencidos de que esta é nossa tarefa dada por Deus, juntamente com milhares de JOCUMeiros que estão na ativa hoje e dezenas de milhares que estão por vir. Loren foi encorajado em saber que abraçamos o espírito do que ele estava dizendo e o transmitiremos. Depois de sua extensa contribuição no espaço de três dias, Darlene lhe perguntou se ele estava satisfeito. Ele respondeu com um grande sorriso e uma afirmação. Mas embora o FC tenha recebido sua mensagem e assumido o compromisso de fazê-lo, o NOSSO foco central estava nas implicações das notícias dos médicos. Não podíamos evitar. Cercamos Loren e Darlene com orações e lágrimas. Paul Dangtoumda, líder da JOCUM Port Harcourt, Nigéria, chorou e orou: “Os médicos deram seu veredito, mas este não é o veredito de Deus”. Vamos acreditar no que Deus diz”.

A equipe médica disse que o câncer do Loren “não se apresentou como um caso clássico”. O que eles explicaram é que quando o câncer é descoberto nos pulmões, geralmente se move muito rápido, mas, neste caso, está se movendo mais lentamente. Agradecemos a Deus por essa boa notícia e oramos para que Loren tenha todos os dias na Terra que Deus ordenou. Este não foram dias de falta de fé; foram dias repletos de fé, porque Deus é sempre fiel. É claro que todos sabíamos que o dia da partida de Loren viria; chega para todos. Quão gloriosa esperança e que promessa de eternidade com Jesus esse dia traz! Loren sempre se alegra em proclamar “O céu é real”! Mas este diagnóstico sombrio de câncer nos instigou a examinar as implicações pessoais mais imediatas. O luto e a sensação de perda iminente são reais – e quando chegar a hora, devemos tomar tempo como uma família global para lamentar e honrar este homem incrível que Deus nos privilegiou a seguir.

Mas qual o próximo passo para a JOCUM?

Nos últimos anos, perguntaram-me com certa frequência: “A JOCUM tem um plano de sucessão para quando Loren não estiver mais conosco? Quando Darlene escreveu em 1º de março sobre o diagnóstico de câncer de Loren; essa carta levantou a questão da sucessão em muitas outras conversas ao redor do mundo. Meu propósito ao escrever esta carta é responder a essa pergunta. A
resposta é clara há mais de 60 anos, mas quase sempre usamos lentes culturais que nos impedem de ver os planos de liderança da JOCUM para um futuro sem Loren.

O fato é que os dias sem Loren estão chegando. Estamos prontos? Afirmo que o próprio Loren começou a nos preparar para isto no início da JOCUM em 1960, quando ele teve uma palavra clara de Deus que “a JOCUM deve ser descentralizada”. Então toda a missão começou a se preparar a partir do início dos anos 70. Eu estava lá em 1972 quando o impacto da Olimpíada de Munique terminou e cerca de 100 JOCUMeiros se reuniram para a maior reunião de obreiros já realizada até aquele momento. O principal objetivo dessa reunião era que Loren anunciasse os membros do Conselho Internacional1. Ele deixou claro que nunca teve a intenção de liderar a JOCUM sozinho ou sentar-se no topo de uma hierarquia organizacional. Inicialmente ele nomeou outros cinco para se juntarem a ele como anciãos da JOCUM, pois esta se tornava rapidamente um movimento global e multicultural.

Esse grupo cresceu, mudou, cresceu um pouco mais e se reuniu de forma consistente em diferentes locais em todo o mundo visando proporcionar um grupo de anciãos sábios para o movimento. Loren era obviamente o “sênior no meio de seus pares”, mas os outros membros e muitos outros líderes cresceram em sabedoria e impacto em todas as nações. Acabamos desenvolvendo uma Equipe de Liderança Global (GLT)2 com um grupo executivo. Mas isso, de alguma forma, não parecia certo. Estávamos seguindo o modelo de quase todas as outras missões e denominações, mas nosso senso de família e unidade sofreu. Não parecíamos nos encaixar no modelo hierárquica convencional.

Em 2002 e 2003, começamos uma jornada de volta à forma descentralizada como era à 40 anos. Loren fez um jejum de onze dias e um retiro de oração e depois se juntou à reunião do GLT em Nanning, China. Lá ele apresentou um ensino sobre anciãos espirituais que ficou conhecido como a “Mensagem do Tripé”. Você pode rever o que ele ensinou acessando https://ywam.org/for-ywamers/spiritual-eldership. Devemos exercer liderança segundo o modelo de CORPO. Veja Efésios 4 ou Romanos 12 ou 1 Coríntios 12 ou releia Atos 15 para ver como os líderes da Igreja primitiva resolviam questões difíceis e proporcionavam uma liderança segura.

Ao revermos o livro dos Atos dos Apóstolos, vemos que alguns dos líderes da igreja primitiva foram martirizados nos primeiros anos, mas a Igreja continuou a crescer dramaticamente. Alguns sugeriram que Pedro era o líder principal, mas uma leitura atenta da história da igreja primitiva demonstra o contrário. Os apóstolos, então os anciãos e profetas e diáconos de Jerusalém lideravam como um corpo.

A liderança na metáfora do corpo resulta em diferentes líderes, liderando em momentos diferentes, de acordo com seus dons e chamados e a necessidade do momento. Quando um evangelista com ousadia era necessário, Pedro era o líder do momento. Quando surgiu uma questão muito sensível com enormes implicações, Tiago assumiu a liderança. Ele tinha a capacidade de tratar a questão de tal forma que todos tinham a chance de expressar sua posição; então ele permitiu que Pedro falasse, seguido por Paulo e Barnabé. Nenhuma outra discussão foi permitida; Tiago simplesmente declarou a decisão da reunião de líderes, depois estabeleceu um processo sábio de implementação. Sua liderança evitou uma enorme crise naquela Igreja jovem e a pregação de Pedro foi o catalisador de milhares de conversões. Eu poderia continuar, mas quero aplicar isto à JOCUM nesse momento em que nos depararmos com acontecimentos que nos levam a considerar a JOCUM sem o Loren.

Primeiro quero dizer que a ausência de Loren terá um impacto pessoal sobre mim e sobre cada JOCUMeiro individualmente, algo que não podemos antecipar. Sua intervenção em vários pontos decisivos em minha vida tem sido crucial. Só posso dizer que se Loren Cunningham não tivesse entrado em minha vida, minha trajetória seria completamente diferente e muito menos frutífera, rica e satisfatória. Provavelmente, todos nós podemos ecoar o mesmo.

Alguns perguntaram: “Quem será o visionário global?”. Minha resposta é outra pergunta: “Devemos ter um?”. Loren já deixou visão suficiente para mais várias gerações! Mas se precisarmos de um (ou mais) visionário global, Deus o levantará! Não podemos nomear tal pessoa, mas se a mão de Deus repousa sobre uma ou mais pessoas para apontar o caminho a seguir para toda a missão, nós discerniremos isso e os reconheceremos.

JOCUM será bem liderada se tivermos um bom CORPO de líderes que se amam e guardam a união que Jesus criou para nós. Este encontro mais recente do Círculo dos Fundadores foi marcado por harmonia e união. Vamos orar por essa união em cada ponto da liderança da missão!

A maioria de nós passa a maior parte de suas vidas em estruturas hierárquicas de liderança. A maioria das famílias é hierárquica, assim como escolas, universidades, empregos, clubes e organizações civis, governo em todos os níveis, assim como a maioria das igrejas e denominações. Não é surpresa que tenhamos dificuldade para entender uma abordagem coletiva de liderança. Esta maneira de ver não é perfeita porque tudo o que fazemos neste mundo caído tem fraquezas. Mas acredito que lideraremos melhor e seguiremos melhor enquanto visamos a coletividade em todos os aspectos do que fazemos.

Será que temos um plano de sucessão? Sim! 3É assim que Deus tem nos guiado desde o início.

 

 

1 1972 Os membros do primeiro Conselho Internacional eram: Loren Cunningham, Leland Paris, Don Stephens, Wally Wenge and Jim Rogers; later added Floyd McClung, Kalafi Moala, Lynn Green e Jim Dawson. (Fonte: YWAM Founders’ Timeline.)
2 1995 Na reunião do Conselho Internacional/ Comitê Executivo Internacional em Einigen, Suíça, a JOCUM formou uma nova Equipe de Liderança Global (GLT), ampliando sua estrutura para incorporar mais líderes não ocidentais, mulheres e jovens. Jim Stier foi escolhido como Presidente Internacional da JOCUM, recebendo essa função do Loren, e Loren Cunningham tornou-se o Chairman Internacional. (Fonte: YWAM Founders’ Timeline).
3 “[Em 1972]…o Conselho Internacional (CI) foi reconhecido como Ancionato Global da Missão. Desde aquela época, o círculo de anciãos globais tem funcionado sob vários nomes diferentes. Primeiro foi o Conselho Internacional (CI). Mais tarde foi chamado de Equipe de Liderança Global (GLT) e depois ficou conhecido como Fórum de Liderança Global (GLF). Este órgão foi dissolvido em Cingapura 2014 a fim de criar uma estrutura mais plana e fluida em nível trans-local substituindo o que estava se tornando uma estrutura organizacional cada vez mais hierárquica. Agora existem muitos círculos de anciãos espirituais em torno da missão – muitos deles conhecidos como Equipes de Círculos de Área (ACTs). Um grupo sênior de anciãos foi convocado por Loren e Darlene Cunningham e é conhecido como o Círculo dos Fundadores (FC).
Durante estas muitas décadas, o papel primordial do corpo de anciãos espirituais globais (seja o CI, GLT, GLF ou FC) tem sido o de confirmar, administrar e salvaguardar os documentos fundadores da missão. Embora o FC não tenha a supervisão governamental das estruturas de liderança anteriores, ela tem esse papel de proteger e esclarecer nossos documentos fundacionais”. Fonte: Nota histórica no final de “Declaração de Propósito de Jovens Com Uma Missão, Crenças e Valores Fundamentais” (Janeiro de 2022).