Menu

|devocional 19| Ele, nós e a mesa Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

*Por Carine Hoffmann

João 21.1-3

Mesas sempre me atraem. Gosto da mesa cheia: cheia de pessoas, risos, conversas e compartilhar. Me inspiro nas vezes que a Bíblia mostra Jesus sentado conversando, comendo e dando vida à mesa com seus amigos.
Em particular, há uma cena que me chama a atenção, está em João 21.1-3. Não é uma “mesa” como estamos acostumados, não tem pratos, talheres, não tem toalha e nem copos. É uma mesa simples e quente, mas que traz a refeição mais acolhedora que aqueles amigos poderiam receber. Na beira do mar, Jesus prepara um peixe na brasa e pão para seus amigos cansados, frustrados, talvez desesperançosos ou confusos. Porém, o que Ele serviria, Sua mensagem, Sua comunhão, Sua intenção eram profundos e tocariam aqueles corações.
Refeições para Jesus eram oportunidades naturais para conectar corações, aquecer almas e oferecer a Esperança. Ele se unia à “mesa” com a consciência da preciosidade do outro, da comunhão que o Pai quer ter e da presença do Espírito Santo. Mesa é um lugar de consciência: de quem somos, do próximo e da Trindade.
Nesses dias de festa, fico imaginando o quanto seria bom se nossas “mesas” fossem mais “simples”, porém com mais intencionalidade, entendendo o compartilhar do pão, aprofundando o sermos pão partido para os que estão próximos e abrindo espaço para que o Espírito Santo tocasse os corações.
Quem sabe podemos refletir e preparar uma mesa a partir dessa perspectiva? O que você colocaria na mesa? Como você se serviria a outros? O que de Jesus você traria? Faça das suas refeições “eventos” significativos. Seja intencional e compartilhe a Vida. Boas mesas!

*Carine Hoffmann é da Jocum Pitangui, em Jocum há 11 anos