Menu

Crédito: Pexels

| devocional 1 | Por que fazer missões? Categorias:
Artigos, Destaque Artigo, Vida Jocumeira

Por André Nascimento*

Jesus respondeu: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’.
Este é o primeiro e o maior mandamento.
O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos”.

Mateus 22:37-40

O que motiva alguém a olhar para as necessidades de outra pessoa e compartilhar o Evangelho com ela?
O que faz alguém se mudar para outro continente e falar do amor de Deus?
O que está no coração de alguém que para pra conversar com um mendigo, ou que ora por um companheiro de trabalho?
Por que as pessoas fazem missões?
.
Será por medo?
Sim, há quem faça por medo. Medo de ser cobrado por Deus, de ser repreendido por não ofertar, medo de ficar com a consciência pesada. Mas o medo não parece ser a melhor motivação, já que o perfeito amor lança fora o medo.
.
Então devemos fazer missões por amor? Sim, por amor.
.
Amor que não é sentimento, mas que é a ação de colocar o foco em outra pessoa e buscar o bem dela. É tirar o olhar de si e colocar no outro de forma prática, não teórica.
.
Essa seria uma ótima motivação.
.
Mas e quando nos cansarmos de amar? E quando a pessoa pra quem falamos de Deus não quiser reconhecê-lo? E quando o colega de trabalho continuar nos mesmos maus hábitos?
Como vai ser quando já não tivermos paciência pra conversar com o mendigo na rua? Ou quando, depois de anos fazendo missões em outra cultura, não existir uma conversão sequer?
.
Vamos deixar de fazer Missões quando o nosso amor falhar?
.
Existe uma motivação maior do que o amor pelas pessoas. É o amor ao próprio Deus. É a alegria no coração quando a pessoa de Deus é vista em alguma situação. É o desejo de ver que Deus está contente por estar perto dos seres humanos.
Amar a Deus vai nos levar a querer que Ele seja reconhecido e amado pelo mendigo, pelo colega de trabalho, por alguém de outra cultura.
.
Amar a Deus, amar a sua glória, a sua presença, a sua manifestação. Amar o que Deus ama e buscar isso. Não por medo de castigo ou de que Ele retire suas bênçãos. Não. Amar a Deus porque isso deveria ser natural para os filhos que o conhecem.
.
Quando o nosso amor pelas pessoas falhar, vamos buscar amar a Deus. E isso através do amor que Ele mesmo derrama em nossos corações.
.
Porque o objetivo de Missões não é abrir igrejas, ver convertidos ou fazer um país inteiro obedecer as leis de Deus. O objetivo de Missões é que Deus seja glorificado. E só amando a Ele vamos perseguir esse objetivo.

*André Nascimento, 34 anos, na Jocum desde 2013.  Atualmente é missionário na Jocum Cáceres, Espanha, e estudante na faculdade de teatro.