Menu

|devocional 22| Óculos Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

*Por Claudia Pires

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Mt. 6:22

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes. Tg.1:17

Há um vídeo na internet que mostra pessoas cegas para cores recebendo um óculos que lhes permite ver as cores pela primeira vez. A reação de choque e deslumbramento que elas experimentam é marcante: algumas choram sem parar, outras riem descontroladamente, outras fazem as duas coisas ao mesmo tempo. De repente o mundo preto, branco e cinza que sempre conheceram é invadido por uma explosão de vermelhos, azuis, verdes, amarelos… a beleza é tão intensa que algumas pessoas chegam a tirar os óculos por não conseguirem suportar tanta glória. Esse mundo sempre esteve ali perto mas inacessível por causa da deficiência visual.

Estamos em uma época em que a publicidade e uma cultura egocêntrica incitam nosso coração caído a desejar o que não temos e nos sentirmos infelizes. Somos incentivados a sonhar com grandes realizações, sucesso e bens mas quando não conseguimos essas coisas nos sentimos infelizes e cultivamos a insatisfação, que colhemos em forma de murmuração e ingratidão. E perdemos a chance de ver a beleza e glória com que o Criador nos presenteia diariamente em nossa vida comum: pão com manteiga; cama limpa; água encanada, devidamente desfrutada com sabonete lux; o amigo distante que escreve uma linha; internet; um por-do-sol bonito; cheiro de café; barulho de criança; enxergar cores; o propósito na vida, que enche cada minuto de significado. Tantas pessoas no mundo vivem sem essas coisas, mas o Pai tem nos suprido amplamente de todas elas.

E quando contemplando o mundo percebemos que estamos cercados de amor, temos a necessidade de levar esse conhecimento a outros. Os óculos precisam ser passados para que os que não conseguem enxergar as cores, que estão vivendo uma vida limitada por sua própria incapacidade de perceber a verdadeira natureza do mundo. Pessoas tem se desesperado e deprimido por ver somente destruição, frustração e sofrimento ao seu redor, como se a vida fosse um ininterrupto noticiário noturno. Mas além da dor( que é real) também tem a beleza( ainda mais real). Durante a noite da alma é razoável lembrar que o dia vem. E tendo o olhar transformado é possível lembrar com serenidade que a realidade não é feita somente de sombra e contraste, mas também de cor. O conhecimento de Deus cria assim paciência, perseverança e esperança, permitindo que raie a luz e com a manhã venha a alegria que pisoteia o longo choro da noite.

O mundo ao nosso redor tem beleza e deleite incalculáveis para os que tem olhos para ver. Somente os óculos do conhecimento de Deus permitem enxergar a bondade revelada nas pequenas dádivas que nos cercam e viver uma vida de gratidão intensa pelos detalhes da vida comum. E essas dádivas multiplicadas às dezenas e centenas, diariamente recebidas e reconhecidas com gratidão podem tornar a vida mais sem graça e medíocre( aos olhos de quem não tem os óculos certos) em uma sinfonia de cor e luz que aponta para o Autor e de todas as coisas boas e belas, aquele a quem chamam de Deus e a quem nós chamamos de Pai.

*Claudia Pires – Jocum Belém- em Jocum há 16 anos