Menu

|devocional 18| Morada Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo, Vida Jocumeira

*Por Cleber Paula Santos

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.  João 14:1-4

Alguns anos atrás o prático de evangelismo de uma de nossas escolas de treinamento missionário foi na mesma época de férias de nossos filhos. Assim a família toda embarcou na jornada. Estávamos nos EUA, no Estado do Arizona e um dos práticos foi na cidade de São Francisco na Califórnia . Ficamos hospedados por uma semana na base de São Francisco, que tem a sua sede no centro da cidade em uma rua que é zona livre de uso de drogas. Do lado de fora nas ruas encontramos incontáveis seringas ao chã,o que as pessoas usavam durante o dia e a noite, para injeção de heroína além de outros excrementos de droga.

E a calçada era a casa de muitos.  A noite se ouvia músicas, gritos, choros e roncos… era impactante pensar na realidade de muitas pessoas que vinham de diferentes partes dos EUA e do mundo para “morar ali” . Uma vez por semana a base, além de outras atividades, abre as suas portas para o culto matinal e cultuar com os irmãos que moram na rua. Durante o louvor, um dos senhores, um homem negro, forte, robusto, de barba branca, com as roupas no tom que se mesclava com a história cinza das ruas se levanta e usando suas mãos e dedos fazendo pinças, movimentando pra cima e para baixo e para todas as direções enquanto a cabeça e parte do tronco acompanhavam a dança.

Admirei o sentimento de liberdade, mas esse irmão ainda tinha muito para me ensinar, no momento de oração ele queria agradecer porque por muitos anos ele se sentiu só, mas que agora ele não estava mais sozinho, que mesmo morando na rua e ainda com algumas dificuldades a vencer ele sabia que o Pai estava com ele e nEle ele habitava. Esse homem que não mora em uma casa normal e não se ajusta as estruturas convencionais entendia com uma profundidade que ainda não havia se ajustado em meu coração de que Deus é casa e habitação.

Que o que Jesus dizia em João 14 é uma revelação presente para mim. A Eternidade começa agora, eu moro no Senhor. Jesus já preparou morada para mim. Eu posso habitar no Santo dos Santos e construir uma relação de pertencimento que atravessa a rua, a sarjeta e os condomínios. o pecado e a dor, sem separação: eu moro e habito na Familia de Deus. Ainda medito nisso e luto para me despir da orfandade .

Eu tenho casa, ele é minha morada. Meu endereço, o lugar onde estou e sempre volto. Meu destino e referência. O convite é diário e a relaçao é Eterna.

*Cleber Paula Santos é jocumeiro há 15 anos, está pioneirando na liderança da Jocum CASA em São Paulo