Menu

|devocional 6| O que te move? Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo, Vida Jocumeira

*Por Juliana Labre

“Entretanto, não se encontrou para o próprio ser humano alguém que com ele cooperasse e a ele correspondesse intimamente.” Gênesis 2.20b

Tenho pouco tempo em missões, contudo tenho observado amigos de perto e de longe e me preocupado. Quantas vezes você “esqueceu” de perguntar a Deus sobre algo e se moveu simplesmente por estar vendo uma necessidade a ser feita? Costumo falar uma frase um tanto quanto dura “ você não é insubstituível” e chocar as pessoas, afinal o nosso desejo de “mudar o mundo” ou ser mais tão “relevante” quanto um dos super heróis dos vingadores grita em nosso peito. Não me entenda mal, não falo sobre quem você é e as particularidades que Deus deu a você , falo sobre abraçar o mundo sem ao menos consultar o Criador do mesmo.

.

Bom, sem mais delongas quero trazer aqui o meu embasamento. Gostaria que você fizesse uma viagem comigo até Gênesis 2 quando Deus cria o homem e a mulher. Não posso colocar o capítulo aqui , pois ocuparia muito espaço, entretanto gostaria que você o lê-se com atenção antes de continuarmos.

.

Voltou? Ótimo! Aqui vemos uma evidência clara de como Deus ensina, gosto do modo de pensar do Paul Jehle que traz a perspectiva que Deus age por meio de três funções básicas expressas em Seu Ser Triuno são elas :planejar, julgar/avaliar e ação. Acompanhe comigo o raciocínio de Jehle: Deus tinha um plano de dar a Adão uma ajudadora e Ele falou isso a Adão, então trouxe os animais já em pares para Adão dar o nome, Deus queria compartilhar Seu plano com Adão antes de executá-lo. Adão por ser criado à imagem e semelhança de Deus começou a raciocinar sobre isso “Este é realmente um bom plano? De onde viria tal ajudadora?”

.

Não demorou para que ele compreendesse o raciocínio de Deus e suas conclusões eram óbvias! Não havia ajudadora para ele entre os animais! Deus fez com que Adão julgasse COM Ele, de modo que pudesse chegar à mesma conclusão e ao mesmo plano que Ele tinha. Logo, a ajudadora precisava ser criada! Então quando Deus fez Adão dormir Ele estava consciente de que estava indo para a “mesa de cirurgia” para que sua ajudadora viesse à existência. Deus queria que Adão, voluntariamente, concordasse com Suas ações. Ele podia simplesmente os ter criado como foi feito com os animais, mas Deus é intencional e não poderia perder a oportunidade de ensinar Adão a como governar a sua vida, mostrando na prática como Ele governa.

.

Como pudemos observar Adão raciocinou com Deus, arrazoou¹ com Ele e agiu com Ele. Como homem e mulher criados à imagem e semelhança Dele temos poder sobre governar as nossas vidas, sobre como nos mover. Contudo o que quero deixar sublinhado aqui é que o desejo de Deus para nós é que possamos governar as nossas vidas expressando o poder que nos foi dado por Ele por meio da razão (planejar, julgar/avaliar e ações) em aliança com a vontade e a Palavra revelada de Deus. Quando queimamos etapas e partimos logo para as ações sem ao menos planejar e julgar com Ele não estamos expressando quem Ele é, mesmo que nossas intenções sejam boas.
Então quais perguntas você precisa fazer hoje a Ele para se alinhar ao plano Dele?

.

O que você precisa julgar/avaliar junto a Jesus sobre esse plano?
Qual a sua disponibilidade de se esvaziar de si mesmo para que as ações desse plano venham através do Espírito Santo?
A necessidade estava gritando na frente de Adão, ele precisava de uma companheira, ele sabia, Deus sabia, ele sabia que Deus sabia, mas Adão não queimou etapas e foi na força do seu braço. Ele abraçou a oportunidade de aprender com Deus, de ser mais parecido com Ele, de fazer parte do que Ele estava fazendo. E isso não diz respeito à rapidez de como as coisas precisam acontecer, mas sim sobre entender a soberania de Deus.

.

Se for necessário orar em arrependimento ao Senhor assim o faça. Meu desejo aqui não é trazer julgamento ou condenação, não é para ser pesado. É só um alerta que eu recebi Dele e compartilho com você! E me deixe saber se fez sentido para você!

¹Arrazoou vem do verbo arrazoar. O mesmo que: argumentou, conversou, discorreu, discutiu, falou, raciocinou, repreendeu.
Tirei o raciocínio de Paul Jehle do livro Ensino e aprendizagem – uma abordagem filosófica cristã publicado pela AECEP

*Juliana Labre, 26 anos , na Jocum desde 2015, atua na área de educação na Jocum Pitangui.