Menu

Cursos de treinamento missionário online ampliam alcance de pessoas Categorias:
Sem categoria

Para mais informações sobre cursos, acesse este LINK

Bases de Jocum em todo o Brasil estão preparando e rodando cursos online. Alguns são mais curtos, outros, chegam a ter algumas semanas. Neste mês de abril e início de maio, iniciativas surgiram para responder a uma demanda significativa de pessoas procurando capacitação na área de missões, porém, impossibilitadas ou com dificuldades de estar, presencialmente nas bases. Leia a matéria com o diretor do Centro Gênesis, Adriano Estevan.
Logo nos primeiros dias de maio, a Jocum Paraíso, em Almirante Tamandaré realizou o Seminário Missões e Discipulado, com duração de quatro dias e 12 preletores, sendo quatro aulas por dia. Foram diversos temas abordados através de lives (vídeos ao vivo) no Instagram e vídeos gravados no YouTube. Os grupos de whatsapp lotaram e mantiveram conectados os interessados no seminário. De acordo com Victor Ribeiro, um dos organizadores do curso e também preletor, a equipe foi desafiada a superar limites. “Acreditamos que esse seja um tempo de novidade. Não vamos medir forças para treinar, discipular e enviar pessoas às nações para levar a resposta que é Jesus”, declara.
Jocum Missões e Fronteiras recentemente viveu na prática a necessidade de se adaptar rapidamente ao mundo digital, não apenas como alternativa, mas como única forma de realizar atividades. As conferência EU IREI programadas para este ano tinham data prevista para o exato momento em que as restrições de prevenção ao COVID-19 apertaram no Brasil, e com alguns líderes já reunidos em São Paulo, a organização do evento agiu rapidamente. De acordo com um do líderes do ministério, Arlis Maximiano, a pandemia forçou o acolhimento de todos de uma demanda que já era realidade em missões.
Ele conta que em 2011 teve a primeira experiência em ensino a distância em uma Escola de Desenvolvimento Comunitário da Jocum no Hawai, em que além da oferta de curso presencial, foi aberto o acesso para pessoas no mundo todo participarem virtualmente. “Eu me surpreendi com a qualidade do curso e a superação de minhas expectativas, e com isso fiquei sempre com a ideia do potencial gigante que é o ensino online”, relata e afirma que isso facilita o acesso e alcança muito mais pessoas. As conferências online EU IREI tiveram participação de oito mil pessoas no site.
Agora, mais ambientada e com tempo de planejamento, a equipe está disponibilizando um curso relacionado a grupos de discípulos que fazem discípulos e como isso pode acontecer entre povos remotos, e não alcançados. Para divulgar o curso, quatro sessões de webinário, que é uma videoconferência gratuita para apresentar os objetivos do Movimento de Fazedores de Discípulos.
O movimento Jesus 4All tem se envolvido intensamente com movimentos globais e nacionais de evangelismo em missões, e gerando nas igrejas uma mentalidade voltada para o evangelismo como estilo de vida. E esse é o objetivo deste novo curso, Jesus 4All School Online, que está sendo registrado como curso de extensão na Universidade das Nações. “Com a questão da pandemia, a galera em casa, entendemos que deveríamos fazer essa escola online e assim alcançar muito mais pessoas”, relata o coordenador do movimento Jesus 4All, Gilly Ferraz.
De acordo com ele, uma equipe de obreiros passou por treinamento e voluntários especializados em áreas operacionais do ensino digital chegaram na hora certa. A preparação do curso inclui toda a parte de comunicação, que em breve vai disponibilizar os links para inscrição, também a gravação das aulas e contratação de plataformas eficazes. As aulas serão legendadas para atender ao público em português e inglês, em caráter modular.
Gilly conta que estão baseados em modelos de escolas para público de 16 a 24 anos e no convite a pessoas que falam a linguagem dessa geração, mas que vivem o que estão falando dentro de temas como: por que devemos pregar o evangelho, manifestação de cura, palavra de conhecimento, estratégias evangelísticas, 7 áreas de influência, paternidade de Deus entre outros. “Estamos vivendo um tempo de mudança, contextualização, mas de profunda conexão com o Espírito Santo para entender como ele quer alcançar o coração das pessoas”, declara.
Um curso de seis semanas com os principais tópicos do currículo dos cursos da Jocum: esse é o Intensivo de Missões e Discipulado Online. A iniciativa é da Jocum 360. Thiago Esmeraldo, líder da Escola de Áudio Visual e um dos idealizadores do TAED (Seminário de Tecnologia em Aprendizado Digital) acredita que o que está acontecendo é uma continuidade do que já estava acontecendo, mas que ainda não era a realidade da maioria, que é a tecnologia como auxiliar no processo de aprendizado em missões. “É um caminho sem volta, porque a pandemia amplificou o uso de ensino online, aumentando a facilidade e alcance de pessoas querendo aprender algo novo”, afirma.
Esmeraldo entende que o que antes era apenas uma carta na manga, agora será parte do cotidiano das escolas. “O online não substitui o presencial, mas pode caminhar junto”, explica e conta que está apoiando o curso que a colega Ludmila De Bortoli projetou como resultado do TAED.
A idealizadora do seminário que inicia no dia 18 de maio conta que sempre gostou da área de ensino, comunicação e passar para frente aquilo que aprende. Com o TAED ela se sentiu desafiada a usar a tecnologia aprimorando questões técnicas de luz, áudio, imagem. “Recebi mais ferramentas e informações que vieram ao encontro deste tempo que ninguém esperava viver. Vi que com o seminário poderia fazer algo a mais dentro deste contexto. E entendi que enquanto o mundo fala em conter, eu precisava expandir”, conta sobre como a tecnologia vai proporcionar educação.
Ao formar a grade, convidar professores, Ludmila está animada e garante que quer estar entre as pessoas desta geração que estão agarrando a visão e chamando para si, a responsabilidade. “Com este curso, obedecemos as direções das autoridades, mas dentro de nossas oportunidades e da soberania de Deus, não precisamos parar. 2020 começou agitado para nós missionários, mas esse freio não era total, era um PARE, olhe para os dois lados e veja como seguir”, conclui.