Menu

Treinamento missionário online: o novo tempo para as bases de Jocum Brasil Categorias:
Destaque, Notícias, Oportunidades, Vida Jocumeira

O papel da tecnologia na inauguração de uma grande onde missionária em meio a pandemia do COVID19

Desde 1994 a Jocum/Universidade das Nações investe na tecnologia como meio de complementar o ensino presencial através da internet. No entanto, conforme o diretor do Centro Gênesis, em Lausanne – Suíça, o brasileiro Adriano Estevan, as bases e centros de treinamento ainda resistiam na questão do por quê fazer treinamento online se poderia ter a turma presencial. Segundo ele, este é um tempo para que o potencial do meio digital seja percebido com sua importância, para caminhar lado a lado com os métodos presenciais. “A tecnologia serve para empoderar a experiência de aprendizagem”, encoraja Adriano.
“A crise do COVID 19 gerou problema sem precedentes, mas também criou oportunidades sem precedentes”, afirma Adriano, que acabou de rodar o  Seminário TAEDigital (Tecnologia Aplicada em Aprendizado Digital), é claro, totalmente online. O objetivo do seminario foi transmitir conteúdos para compreensão da dinâmica do mundo do Ensino Online, além da apresentação de algumas ferramentas importantes para qualidade do trabalho nos meios digitais. O resultado é que rapidamente várias bases de Jocum no Brasil passaram a oferecer seminários, cursos e recursos online, além do aproveitamento das plataformas de “lives”, interagindo e conectando-se com pessoas em todo o país e mundo. Muitas bases pausaram, suspenderam ou adiaram programações deste ano até a normalização da situação.
Para Adriano, a resposta rápida das bases missionárias, com treinamentos e ensino digitais é providencial, porque atende a demanda gerada pela onda de missões que, entende-se no movimento de missões brasileiro, é inaugurada em 2020. Isso porque há muitos anos, há um direcionamento que aponta para isso e até mesmo a realização do The Send no Brasil trouxe esta realidade do que está sendo chamado de “o grande envio”. Entretanto, com um estilo de vida e de trabalho baseado na vida em comunidade, exclusivamente com cursos presenciais e de tempo integral, a estrutura não suportaria tanta gente que está vindo. “Não há como a onda ser apenas de envolvimento presencial, não temos cama pra tanta gente, esta nossa capacidade de receber milhares que virão tem que ser expandida digitalmente, não temos capacidade física na proporção que virão”, explica.
Porém, nos 20 anos trabalhando com desenvolvimento de tecnologia para ensino, Adriano sempre viu o ensino online como um complemento, e mesmo em tempos de era da informação virtual acentuada pela pandemia e o distanciamento social, ele acredita que os treinamentos presenciais não perderão sua importância. Ele lembra do surgimento da TV, que parecia decretar o fim do rádio, mas que apenas ofereceu um produto diferente. “Uma coisa não anula a outra”, garante. Adriano está animado com o desenvolvimento das bases nesta área. “Chegaremos aos não alcançados, e em muitos desses lugares chegaremos digitalmente”, finaliza.

Na próxima semana, diariamente teremos matérias relatando sobre os cursos online que estão acontecendo e os que ainda irão iniciar e as opiniões das pessoas envolvidas no desenvolvimento de cada um deles. Mas para não perder nada, siga nosso perfil no instagram e acompanhe os stories com a divulgação da programação das bases de Jocum Brasil.