Menu

JOCUM Sem fronteiras, nem de longe e nem de perto Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

Passamos pela base de Curitiba, também conhecida como “Uberaba” – o bairro onde está localizada na capital paranaense – mas cujo nome, na verdade, é “Sem Fronteiras”. Isso, porque é uma base voltada às missões transculturais, que já enviou missionários para mais de 30 nações, tendo quase – quase – 30 anos de existência. Uma característica de pluralidade que também é vista em Curitiba, uma cidade formada por pessoas com origens bem variadas.

Foi ali em Uberaba que começamos nossa jornada para a produção do documentário Brasil Com Uma Missão. De lá partimos e lá finalizaremos nossa rota. Foi essa a primeira base implantada em Curitiba – hoje, existem muitas na região metropolitana. É ali que muitas pessoas descobrem seu caminho em Deus, são treinadas, preparadas e equipadas para refletirem Jesus aos povos. Nesse movimento de ir e vir e de às vezes permanecer, aqui e lá, JOCUM Sem Fronteiras não vive apenas um caminho, uma história. JOCUM Sem Fronteiras tem sido parte da história de inúmeras nações, falando em várias línguas sobre um único nome: o de Cristo.

Dentro dessa transculturalidade, alguns ministérios da base são bem focados nisso, como o “Missões Transculturais”, que trabalha dando suporte a missionários no campo, o “Operação João (Operation John)”, que trabalha com equipes no desenvolvimento de rotas e mapeamento físico e espiritual de lugares, para facilitar a chegada e permanência de obreiros – entre outros motivos – e o ANMOUE – que significa “socorro” na língua criola haitiana -, um projeto que começou para prestar socorro em catástrofes naturais no Brasil, mas tem sido eficaz no socorro ao Haiti.

Mas as fronteiras rompidas por esse pessoal não são apenas internacionais. JOCUM têm feito a diferença ali em Uberaba através do Projeto Esperança – que leva à comunidade ensino de artes, corte e costura, futebol e outros -, da Escola Cristã Aprender e Viver, que atende cerca de 100 crianças do ensino infantil ao quinto ano e da Escola de Estudos Bíblicos (EEB), que tem abençoado muitos obreiros no conhecimento da Palavra de Deus. A EEB é uma escola que entra como um dos requisitos para aqueles que desejam concluir uma graduação pela Universidade das Nações. No Brasil, a primeira escola foi realizada no Rio de Janeiro, mas atualmente Curitiba é onde ela é funciona com mais força e também é a base que está trazendo a EEB online para o Brasil.

Foi bom estar ali. É uma base ativa, atuante, em movimento, em constante fluxo! Que Deus, nosso Pai e Senhor, continue abençoando JOCUM e tornando-a cada vez mais Sem Fronteiras.