Menu

Crime em Uganda Categorias:
Notícias

Mutilados por um roubo…

Na noite de Domingo do dia 27 de junho de 2010, ladrões entraram no Centro de Treinamento Jovens Com Uma Missão em Arua, no norte de Uganda e roubaram cerca de 27.000 dólares e um computador portátil (notebook).

Na segunda-feira de manhã cedo, um dos missionários da JOCUM daquela base foi ao escritório e descobriu que a porta do escritório da contabilidade tinha sido aberta e que o armário onde o dinheiro esta guardado tinha sido arrombado.

A investigação policial foi iniciada, mas, até agora, não há nenhuma pista concreta. “O que eles estavam fazendo com tanto dinheiro?” Você pode estar se perguntando. Boa pergunta!

JOCUM Arua recebeu de Deus a visão de ser uma base para servir como uma ponte de cura para as nações do sul do Sudão, nordeste da República Democrática do Congo e da República Centro-africana. Todos esses, são lugares que tem visto anos de guerra e insegurança e que precisam desesperadamente saber que Deus os ama intensamente.

A JOCUM Arua tem parceria com a base de JOCUM em Yei, no sul do Sudão, que é um lugar onde a Guerra Civil durou por mais de 40 severos anos, até 2004, quando assinaram um acordo de paz temporário entre o norte e o sul sudanês.

Devido à instabilidade da Guerra, não havia correios, celulares ou bancos em Yei, até os últimos dois anos. Assim, a equipe da JOCUM em Arua tem ajudado a equipe da JOCUM em Yei, cuidando da suas correspondências, ajudando com sua comunicação e com a administração de suas finanças. Eles também têm coordenado os projetos de construção que JOCUM tem desenvolvido em Yei.

Como resultado de anos de guerra civil, o sistema de educação no sul do Sudão sofreu muito. Em 2005, a equipe da JOCUM se sentiu direcionada a atender essa necessidade, e, com isso, abriu uma pré-escola para as crianças da aldeia.

Essa iniciativa foi tão bem recebida pela comunidade, que a equipe decidiu iniciar também uma escola de Educação Básica. Desde Janeiro desse mesmo ano, a construção da Escola de Ensino Básico vem acontecendo.

É por isso que tanto dinheiro estava guardado na base de Arua. A maior parte dos 27 mil dólares foi designada para a colocação do telhado sobre um bloco de sala de aulas na Escola de Educação Básica para as classes de 1º a 3º ano, bem como, sobre uma das casas dos obreiros da base. O dinheiro tinha acabado de ser sacado e estava prestes a ser enviado para Yei.

Outra parte do dinheiro roubado vinha das mensalidades pagas pelos alunos da Escola de Treinamento e Discipulado de JOCUM Arua. Essa perda seria desanimadora para qualquer novo aluno, mas, parece ainda mais desafiadora para essa ETED especial que tem quatro alunos surdos. A nova turma de ETED tinha acabado de se instalar na base de Arua e havia terminado sua primeira semana de aula. Todos eles estão se sentindo inseguros e preocupados.

A equipe da JOCUM Arua nunca tinha experimentado uma situação tão desafiadora como essa e nem tão passível de ser traumática, porém, eles relatam que estão confiando em Deus para cumprir Seus planos tanto para Arua quanto para Yei.

Embora tenhamos sido atingidos por este roubo e pelo efeito dominó das conseqüências, não fomos destruídos (II Co. 4:9). Nós acreditamos que o Senhor vai nos responder em meio à nossa aflição, e vai nos enviar ajuda direto do Seu santuário. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus (Sl. 20: 1,2,7)” – comenta Vikki Wright, membro da equipe de Jocumeiros de longo prazo em Arua – Uganda.

A JOCUM Arua pede orações para que os ladrões sejam identificados e para que a equipe encontre a cura do trauma deste acontecimento em suas vidas.

Se você quiser fazer uma doação à base da JOCUM em Arua para colaborar com eles em meio a uma perda como essas, por favor, entre em contato, escrevendo para o e-mail: [email protected].

Texto:
Vikki Wright
JOCUM Arua – Uganda.

Tradução:
Gean Pierre de Freitas
COMUNICA JOCUM