Menu

Perseguição na Asia Central Categorias:
Notícias

No Afeganistão, o Talibã, milicia religiosa que controla 95% do país, capturou no domingo, dia 05 de agosto, 24 missionários e cooperadoes da Organização Humanitária SNI (Shelter Now International). O grupo composto de homens e mulheres, sendo destes 08 estrangeiros (dois norte-americanos, dois australianos e quatro alemães), foi encontrado portando Bíblias e disquetes com a história de Cristo, escritas na língua local, fato considerado crime segundo as leis da milícia fundamentalista muçulmana, que probíbe qualquer prática considerada proselítista, e pune seus infratores com a morte. O diretor da sede da Shelter Now do Paquistão, Esteban Witzemann, garantiu à rádio Bavária da Alemanha que os detidos pelos Talibã realmente portavam objetos “cristãos”, mas apenas para uso pessoal e segundo uma agência de notícias afegã com sede no Paquistão, a AIP (Afghan Islamic Press), pediu para que sua equipe seja perdoada.

A Sharia- a lei islâmica em vigor no regime dos talibãs – segundo interpretação da AIP, não deve condenar os estrangeiros a morte, visto que o proselitismo só é caracterizado quando afegãos tentam converter seus compatriotas a uma outra religião, no caso, o cristianismo. Desta forma, os oito estrangeiros acusados de divulgar o cristianismo no Afeganistão correm risco de prisão de três a trinta dias ou extradição. Entretanto, os 16 afegãos presos, não gozam da mesma sorte, e devem ser condenados a morte.

O Talibã, tomou o poder no Afeganistão em 27 de setembro de 1996, e mergulhou o país em estado brutal de isolamento e “apartheid” de gênero, no qual as mulheres e as meninas foram destituídas de todos os seus direitos humanos básicos.A perseguição religiosa é apenas uma das inúmeras violações aos direitos humanos cometida por esta milícia muçulmana fundamentalista.