Menu

Os Birmaneses de Mianmar Categorias:
Artigos

O Sudeste da Asia, mais conhecida pelos países Vietnam, Tailandia e Camboja, também inclúi a Peninsula Malay e as Ilhas da Indonésia. A grande maioria da população continental é Budista, e são controlados pelo comunismo. Já a Indonésia é predominantemente muçulmana. Esta área do globo ainda constitui-se num grande desafio para a Igreja, pela imensa variedade de grupos étnicos e idiomas, e muitas portas ainda fechadas.

Durante a II Guerra Mundial, entre 1942 e 1945, a Birmânia foi ocupada pelos japoneses e se transforma em palco de violentos combates. O final da guerra dá alento a um forte movimento nacionalista, liderado pelo general Aung San, que havia participado da resistência à ocupação japonesa. Em 1948, o país se torna uma República independente. Movimentos separatistas eclodem em áreas remotas do nordeste do país, onde diversas minorias étnicas formam guerrilhas contra o governo. Um golpe militar, em 1962, leva ao poder o general U Ne Win, que governa ditatorialmente durante 26 anos, adotando um modelo econômico isolacionista e auto-suficiente, que mantém o país estagnado.

Em 1989 passou a ser conhecida como Mianmar depois de um golpe militar, que derrububou o ditador U Ne Win. Este mesmo país já foi conhecido como Reino de Sião. Antes uma nação próspera, hoje Mianmar carrega o triste status de ser uma das nações menos desenvolvidas do mundo.

Depois de ter as primeiras eleições livres em décadas, que foram vencidas pela Liga Nacional pela Democracia, um junta militar ignorou o resultado e prendeu sob regime domiciliar Aung San Suu Kyi – filha do general Aung San – a carismática mulher que lidera o partido pró-democracia. Em 1991 Aung San Suu Kyi foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Nesse ano e em 1992, os combates e a repressão às guerrilhas étnicas resultam no êxodo de milhares de pessoas para Índia, China e Tailândia.

O país é também um dos maiores produtores mundiais da droga, e responsável por boa parte da heroína e ópio consumidos no mundo fazendo parte do “triângulo da heroína”, uma área de acesso difícil, pobre, habitada por etnias em permanente estado de rebelião, sem controle governamental, fronteiras pouco vigiadas e o clima propício ao cultivo da papoula.

Esses ingredientes explicam por que o chamado Triângulo Dourado – região montanhosa que inclui territórios da Tailândia, do Laos e, principalmente, os Estados de Shan e Kayah.
Mianmar é 73% budista. Entretanto, apesar de missionários não serem autorizados a entrar no país desde a década de 60, existe lá uma igreja forte, e 4% da população afirma ser cristã.

Estima-se haver um milhão de templos budistas em Mianmar.

Ore por :

  • A revelação de JESUS como resposta ao anseio budista por “iluminação”
  • Coragem e proteção para a igreja perseguida; especialmente entre os Karen e Kachin, grupos de povos minoritários.

Fontes : Ywam Personal Prayer Diary, Almanaque Abril 2002, Missão Permanente da ONU em Mianmar.