Menu

Necessidade em Moçambique! Categorias:
Notícias

PRECISA-SE DE PROFESSORES NA REGIÃO DO DELTA DO RIO ZAMBEZI, EM MOÇAMBIQUE!

 

Desde 2007, JOCUM Marromeu – em Moçambique – abriu uma Escola na área do delta do rio Zambezi. Nunca houve uma instituição de ensino funcionando nessa área, mesmo durante os dias de colonização, como os moradores locais costumam dizer.

Nós começamos essa escola com uma professora sem formação profissional mas que tinha muita vontade de servir. Tempos mais tarde, o Govern de Moçambique enviou uma professora “qualificada” para atuar em nossa escola. Sem escolha, nós tivemos de aceitar a oferta, mas, no fundo, estávamos infelizes por ter uma professora formada segundo uma filosofia de Educação com a qual nós não concordamos. Comprovamos nosso descontentamento na prática, quando, em uma viagem recente ao Delta do Zambezi, nós percebemos que os métodos utilizados para ensinar às crianças eram realmente atrasados e improdutivos.

Caitlin, uma professora que tinha dado a maior parte de seu tempo à Escola, estava de coração partido. Como seria possível reverter essa situação, transformando o que era necessário ser mudado, quando o Governo era quem estava a cargo disso, fazendo tudo por conta própria, segundo seus métodos e orientações, tanto pedagógicas quanto filosóficas?

O Senhor interveio!

Há bem pouco tempo, nós convidamos o Ministro da Saúde para jantar e apresentar-lhe nossas queixas. Ele ouviu bem e nos respondeu dizendo: “a Escola é de vocês, uma vez que, foram vocês que a implantaram e, por mim, eu gostaria que vocês se sentissem livres para fazer com ela o que vocês quiserem!”.

Nós não conseguíamos acreditar naquilo que estávamos ouvindo!!

Então, nós gostaríamos de fazer o que sempre queremos: dar atenção às crianças africanas, oferecendo-lhes uma cosmovisão bíblica e ajudando-as a pensar, desenvolver suas capacidades intelectuais de forma a atingir seu potencial máximo, etc. Nosso desafio é justamente o fato de que não temos professores qualificados que possam morar ali no delta, enfrentando um contexto pioneiro de missões de fronteira. Nós estamos precisando de 02 a 03 professores e algo ao nosso favor agora é que temos as portas abertas, as quais, não queremos ver fechada de forma nenhuma. Assim, bem à nossa espera, encontra-se uma oportunidade de impactar, não só uma pequena comunidade, mas uma nação inteira na área de Educação.

Recentemente, essa Escola foi visitada pelo Ministro da Educação de Moçambique (louvado seja Deus pela equipe do Misericórdia Aérea – “Mercy Air”), o qual, nos seus 07 anos no Brasil, teve a oportunidade de conhecer a JOCUM. Ele falou no rádio em rede nacional parabenizando o trabalho da JOCUM de ter começado uma escola em um lugar tão remoto quanto aquele. Hoje, os Jocumeiros são os únicos que estão trabalhando nessa região extremamente remota. Embora seja um lugar distante, nosso trabalho ali tem recebido bastante reconhecimento em toda a Nação por causa do nosso envolvimento com o Governo.

Então, você se considera um professor qualificado que gostaria de encarar esse desafio e se juntar à nossa equipe? E você conhece alguém qualificado para fazer isso?

Eis uma oportunidade de discipular uma nação na área crucial da Educação que ninguém no mundo todo pode perder!

Caso você tenha interesse, por favor, entre em contato comigo neste e-mail: [email protected]

Em Cristo,

Shephen Mbewe
JOCUM Marromeu – Moçambique