Menu

Missionário, adote uma visão Categorias:
Artigos

Certa vez ouvi uma definição de visão muito interessante. A partir daí, passou a ser a minha definição, meu entendimento de “visão“. É o seguinte:
“Visão é aquilo que a gente enxerga”
Sem dúvida é uma definição muito simples de visão. Mas é muito poderosa.

Ter visão, adotar uma visão, estar na “Visão” (!), e expressões similares fazem parte do nosso vocabulário evangélico. Visão é algo que queremos ter, pedimos a Deus frequentemente. Alguns acreditam que são homens e mulheres de visão. Outros acreditam que já a têm. Visão, enfim, é algo que valorizamos.

A visão nos orienta, em tese, e nos dá parâmetros, alvos. Mas quando conclamo (mais uma vez) os meus irmãos missionários (como eu) a ter uma visão, a que afinal de contas estou me referindo ? a quê, especificamente?
Quando adentramos numa estrada reta, grande, longa, temos rapidamente uma sensação de tédio ou sono. Se você é motorista, possivelmente já deve ter experimentado isso. A rotina é um poderoso inimigo, quase sempre, do dinamismo centralizado na vontade, pois ela pode nos estacionar, nos fazer preguiçosos, avessos à mudanças dinâmicas que a vida se nos propõe.

A visão que abordo aqui é andar sabendo qual é o nosso alvo. Qual nosso objetivo. Qual nossa maior paixão. Precisamos caminhar na vida cristã e no ministério por uma causa. Você tem um objetivo que o faz respirar, que te faz levantar todos os dias da cama para “ver acontecer”? Daqui a alguns anos quem será você? O que terá feito? Onde terá chegado? O que terá feito com Deus, para Deus?
O cristão deve ter uma visão. E o missionário é aquele que renuncia a tudo, sob a direção de Deus, para “ver” a visão concretizada em sua vida, tocar nela. Gerá-la. Mas essa visão tem de estar centrada na vontade de Deus. Ela é garantia de vida vitoriosa. Em Deus, faremos proezas. Isso equivale dizer que vivemos sob ambiguidades e paradoxos. Todos são (ou devem ser) missionários. Uns serão missionários de vangarda e outros de retaguarda. Uns pescam, outros limpam o peixe. Mas, infelizmente apenas alguns são missionários, de fato.

Deus reparte dons e ministérios a todos seus filhos, sem excessão. Se você é filho de Deus, é um vocacionado. Não é a toa que está aqui comigo lendo sobre missões e ministério. Deus tem algo muito importante para fazer em você, com você, através de você (e apesar de você!).
O que você tem enxergado então? Qual sua visão?
Se você vê apenas sua cidade… essa é sua visão. Se você vê seu país… o mesmo. Deus tem convocado a Igreja a ver o mundo. Todo povo, língua, tribo, raça e nação. Mesmo que você não se sinta chamado para a Groelândia, não se esqueça de orar por quem mora lá. Mesmo que seu chamado seja ganhar seu bairro, (que é um campo missionário tão legítimo como a Groelândia) abra sua visão para as nações. Veja longe. Tenha uma grande visão! Visão é aquilo que você enxerga…
A palavra de Deus nos fala de um culto. É um grande culto… muito maior que os cultos das maiores igrejas que você conhece. Um cultão, cheio de gente, mas um tipo de gente especial. Na verdade será uma grande festa. Gente de todo tipo, cor, tamanho, língua. Todos juntos, batendo palmas, cantando e dançando de alegria…

Para isso, quero te convidar meu amado irmão a estabelecer, dinate de Deus, seus sonhos. Peça a Ele sonhos, paixão, alvo, chama! Qual o rumo de seu ministério? Quais são seus objetivos?

Deus nos chama a adotarmos o ministério da reconciliação. No final, vamos todos numa só direção nessa maravilhosa multidão dos que crêem. Mas a cada um Deus tem reservado um ministério específico, afinal de contas, Deus não nos trata como massa de manobra, como grupo. Mas como filhos, na nossa particularidade.

Tenho muito medo e tristeza de que nossa caminhada tome o rumo do “vamos ir levando do jeito que tá”. Essa perspectiva preguiçosa e conformista é extremamente pagã e nada contrubui para o Reino. Missionário, adote uma visão para sua vida e ministério, caso não a tenha. Seja um empreendedor, em Cristo. Ouse sonhar. Faça com que seus sonhos mudem sua geração. Não se conforme com esse mundo e seus produtos.

Uma visão correta, centrada na vontade de Deus, nos conduzirá por um caminho de Glorificação ao nome de Jesus. E assim, através de nós Ele será plenamente conhecido.

Quem tem visão faz história. Abraão, Jeremias, Paulo, João Wesley, Nelson Mandela, Loren Cunningham, Brother Andrew, Paul Young Cho, Madre Teresa de Calcutá, Willliam Booth, Herbeth de Sousa, e tantos outros. Homens e Mulheres cujas vidas são dignas de memória.

A mundo precisa de gente de visão. Seja uma benção. Faça com que sua geração reconheça que Jesus é o Senhor da História.
Quer saber qual minha visão?
“Conhecer a Deus e fazer com que todo o Evangelho chegue a toda pessoa, a pessoa toda, em todo mundo, para que Ele seja glorificado pelo que Ele é”. Se isso não acontecer através da minha vida, não tem sentido tê-la.

Toda a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor. Não durma no ponto… Ele conta com você para que isto aconteça!

Missionário, adote uma visão!