Menu

JOCUM Campinas – A cidade como quintal da Casa Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

“Nossa base é Campinas!” – essa foi a frase que ouvimos várias e várias vezes do Lucas e da Jozi, líderes da JOCUM na cidade. Assim como em Floripa, eles não têm uma estrutura única. O casal mora em um apartamento, alguns obreiros moram em um núcleo da base – local onde antes funcionava a primeira Igreja do Nazareno em Campinas – e outros obreiros em um segundo núcleo. Estão espalhados, influenciando a cidade!

E essa influência ocorre muito através de algumas escolas que JOCUM Campinas oferece. A Escola de Missões Urbanas (EMU) e a Escola Transcultural. Diversos trabalhos surgiram desses treinamentos e muitas equipes ou indivíduos foram para outras nações depois de treinados. Ouvimos algumas histórias dos alunos e fomos impactados por uma, de um menino de 18 anos que viaja horas e horas todos os sábados para fazer a Escola Transcultural. Ele nunca faltou a nenhuma aula e nos contou um testemunho incrível sobre a provisão e o cuidado de Deus em um dia que ele não tinha dinheiro para voltar para casa. Mas essa vocês terão que ver no documentário! Risos.

Outro trabalho que nos impactou bastante é desenvolvido na Vila Itatinga, o maior bairro de prostituição a céu aberto da América Latina. O cenário que encontramos lá é desesperador. Meninas semi-nuas – algumas totalmente – ficam dia e noite expondo seus corpos e esperando clientes. Uma delas estava sem calcinha, sentada com suas pernas abertas e uma expressão de profunda tristeza no rosto. Só que nunca presenciou uma realidade dessa e nunca parou para ouvir o que essas meninas tem para dizer é que ousam julgá-las. Carros com cadeirinhas de criança no banco traseiro e adesivos de “eu amo minha família” ou “Deus é fiel” também nos mostraram o quanto muitos estão enganados dentro das igrejas, vivendo perdidos, doentes, buscando refúgio no sexo pago e nas drogas.

JOCUM Campinas começou a desenvolver um trabalho diário na Vila Itatinga, onde evangeliza muitas meninas, realiza cultos e algumas programações como “Dia da Beleza”. O objetivo, é que elas recebam salvação e saiam dessa vida. Três ou quatro mulheres já foram tiradas de lá através desse trabalho e, uma delas, está até fazendo uma escola em JOCUM. Para ajudar as meninas que desejam sair da prostituição, a base alugou uma casa de transição, onde elas podem estudar e procurar outro trabalho para, então, conseguirem seguir suas vidas.

A comunicação é outro ponto forte da base, que já produziu alguns filmes, vídeos e folders com mensagens missionárias inovadoras. Essa é uma forma que eles têm de trabalhar a mobilização em missões. Nos divertimos muito com a criatividade de Lucas, que via uma pregação em cada canto que olhava ou relato que ouvia. Ah, eles também desenvolvem uma Escola de Cinema!

A amizade e a alegria que Lucas, Jozi e cada obreiro demonstraram foi contagiante! Foram extremamente carinhosos e receptivos conosco. “É uma família”, como nos relataram. JOCUM Campinas nos impactou pela seriedade e o comprometimento tanto no trabalho quanto no discipulado daqueles que se achegam. Foi uma grande benção e um privilégio passar esses dias com eles! Que Deus os guarde em todo o Caminho.