Menu

Oportunidades em Macapá Categorias:
Notícias

Macapá é uma das pouca cidades do mundo e, tem o privilégio de ser a única capital brasileira cruzada pela Linha Imaginária do Equador, que é a linha que corta o mundo em dois hemisférios, Norte e Sul.

JOCUM chegou a Macapá em 15 de Fevereiro de 1995 com uma pequena equipe vindo da base de Belém do Pará com o propósito de implantarmos a base e, apartir daí temos procurado atender as muitas necessidades urgentes da população, bem como tentado mobilizar as Igrejas Evangélicas a fazerem o mesmo. Eis ai as informações dos ministérios:

PROGRAMA ADONAI

Funciona desde julho de 1996 como centros de atendimentos às crianças e adolescentes carentes de 7 a 14 anos, onde a criança e o adolescente é alcançado dentro do próprio lar, objetivando-se portanto, um trabalho de prevenção, evitando assim, que essas crianças e adolescentes venham a tornar-se “menino ou menina de rua”. Estamos funcionando em 2 bairros muito carentes da cidade, atendendo a 20 crianças e adolescentes em cada polo, com atividades espirituais, pedagógicas, oficinas artesanais, reforço escolar,lazer e etc.

CASA ABERTA SHALOM

Desde de julho de 1995 nossa equipe tem realizado abordagem de rua com o propósito de conhecer as crianças e adolescentes que vivem e trabalham nas ruas, e assim fazendo amizades e conscientizando-os a procurar uma vida melhor.

Em agosto de 1998 fomos direcionados a alugar uma casa no centro da cidade num lugar estratégico para fazer esse atendimento de forma mais eficiente e, em dezembro de 2000 adquirimos a casa.

A casa funciona como um lugar de passagem, aberta por algumas horas durante o dia, onde são assistidos crianças e adolescentes de risco pessoal e social do sexo masculino vindos direto da rua com idades entre 5 a 16 anos. A casa oferece café da manha e almoço, facilidades para banho, primeiros socorros, jogos, atividades esportivas e recreativas, palestras, oportunidades para conversar com um adulto, participar dos devocionais, assistir vídeos educacionais, e etc.

É realizado o primeiro atendimento à criança e adolescente, onde é feita uma entrevista para coleta de dados, com o fim de detectar sua problemática, ou seja, o motivo que o levou a rua, e ainda assim suprindo sua necessidades básicas, como alimentação, higiene, vestuário e material escolar.

A casa funciona como um lugar para seleção dos meninos de rua para ajudar na reintegração imediata de algumas dessas crianças e adolescentes às suas famílias de origem. Ou ainda para direcioná-las a instituições existentes na cidade e, encaminhar quando estiver concluído para o Centro de Recuperação El Shaddai da JOCUM.

CASA LAR EL SHADDAI – CENTRO DE RECUPERAÇÃO

Esta casa está em sua fase final de construção com 425,00 m². Está localizada numa exuberante porção da natureza há 500m das margens do rio Amazonas; nosso alvo é concluirmos até dezembro de 2001, pois precisamos concluir a parte de pisos, instalação elétrica, hidráulica, muro, pinturas, acabamentos e equipamentos.

Um refúgio para mudar o futuro dos que não tem esperança de uma vida melhor e um pouco do amor de Deus expresso através de nossas vidas como filhos da misericórdia de Deus.

Uma casa de recuperação para meninos de rua por um período de 6 a 18 meses, para as idades de 8 a 14 anos dependentes de drogas ou envolvidos em atividades criminais. Ao mesmo tempo acompanharemos as suas famílias para uma futura reintegração, que inclusive poderá ser feita em famílias substitutas. Receberemos 10 meninos em cada etapa do programa. Este programa servirá de retaguarda para os atendidos na Casa Aberta Shalom.

PROGRAMA JIRÉ – APADRINHAMENTO

Este programa é conhecido como apadrinhamento, e por que o nome JIRÉ? JIRÉ, é uma palavra hebraica que é usada junto com JEOVÁ. Jeová Jiré – significa SENHOR PROVEDOR.

JOCUM trabalha desde 1997 em Macapá com sistema de apadrinhamento, onde é feita seleção das famílias mais carentes e inscritas, no qual as doações feitas pelos padrinhos em nome de uma ou mais crianças e adolescentes, são destinadas a eles e sua famílias e aos programas em que se encontram inseridas. Os recursos são administrado pelo conselho da entidade local e o dinheiro é usado primeiramente na compra de alimentos, sendo divididos em cestas básicas, entregue as famílias numa igreja local próximo a sua residência duas vezes por mês, junto com material escolar, produtos de higiene pessoal, e quando necessário também remédios, além de roupas e calçados para a crianças e adolescentes. Atualmente, estamos atendendo 70 crianças e adolescentes neste programa com recursos oriundos de padrinhos do Brasil, Dinamarca, Noruega e Inglaterra. O propósito também é capacitar os pais a terem uma profissão e se auto-sustentarem.

Circo Vitória
IMPACTOS EVANGELÍSTICOS – CIRCO VITÓRIA

JOCUM Macapá, em Junho adquiriu um Circo que mede 16m de diâmetro, e por 4 semanas em julho estará desenvolvendo atividades evangelísticas alcançando 4 cidades principais do Estado do Amapá: Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Calçoene e Oiapoque, com uma equipe de brasileiros, ingleses e dinamarqueses, atuando 1 semana em cada cidade com programações para crianças e adolescentes, jovens e adultos, diversas oficinas e capacitando irmãos das igrejas no treinamento para trabalhar com crianças e adolescentes. Apartir de setembro, o circo estará sendo montado em Macapá onde estaremos desenvolvendo semanalmente encontro gospel e impactos evangelísticos em diversas partes da Capital.

VOCÊ PODE FAZER PARTE DE NOSSA EQUIPE

Como? Através da Escola de Treinamento e Discipulado – ETED, que é um curso revolucionário para cristãos de todas as denominações. Nela, enfatizamos o Relacionamento Íntimo com Deus, Guerra Espiritual, Transformação de Caráter e Perspectivas Mundiais de Missões. Temos gerado oportunidade para jovens nas igrejas do Amapá, a fim de que eles reconheçam seus potenciais e seus respectivos lugares no corpo de Cristo para o cumprimento da grande comissão. Sendo assim, eles se tornarão parte do alcance de muitos outros – crianças, adolescentes e adultos, ribeirinhos, tribos não-alcançadas, povos de outras nações, de acordo com a direção dada a cada um deles. Você também pode se juntar a nós neste desafio. Nossas próximas escolas iniciarão em 4 de fevereiro a 28 de junho de 2002, e 8 julho a 29 de novembro de 2002.

Motivos de orações:

  • Ore pela liderança (Davi) – por discernimento e sabedoria. Proteção de minha família (Nora Nei, Samuel , Tércia e Jônatas).
  • Ore pelo Impacto do Circo Vitória sua equipe em atividades nesse mês de julho.
  • Ore pelo Ministério de Misericórdia para que possamos ver transformação de vidas nos que são atendidos.
  • Ore pela conclusão do Centro de Recuperação El Shaddai por recursos financeiros
  • Ore por mais obreiros para os ministérios.

Envolva-se conosco!

Escreva paro o endereço abaixo e informe-se como ser participante do nosso ministério, sendo resposta de Deus às nossas orações.

Jovens Com Uma Missão – Macapá-AP
Caixa Postal 210
CEP 68906-970 – Macapá-AP
Tel. (96) 251 1987, 251 7612
Telefax. (96) 222 0211