Menu

Luto na África Categorias:
Artigos

“HOJE O CÉU FICOU MAIS FOFO”

Para nós aqui em JOCUM Fortaleza, os últimos dias têm sido muito tristes. Logo cedo de manhã, recebemos o recado de pessoas da base de JOCUM Muizenberg – na Cidade do Cabo, na África do Sul – de que nosso querido amigo Fofo tinha caído acidentalmente do terraço do segundo andar de um prédio e não tinha sobrevivido à queda. Perdemos um grande amigo e um dedicado obreiro de nossa família Jocumeira. Também perdemos alguém muito especial, que sempre levava alegria e felicidade por todo lugar aonde fosse e para toda pessoa com quem encontrasse.

Josicleuton (afetuosamente conhecido como Fofo) era membro de uma família muito simples de uma comunidade carente de Fortaleza-CE. Ele terminou sua ETED em JOCUM Fortaleza no ano 2000 e passou a maior parte do tempo depois de sua ETED servindo como obreiro conosco também. Mas, todos aqui sabiam que o sonho e a paixão do Fofo eram a África. Muitas vezes, ele tentou, mas não conseguiu chegar lá. Fofo ajudou sua irmã a fazer ETED em 2004 e até ela conseguiu ir fazer o prático dela na África enquanto que ele ficou para trás apenas com o seu sonho. Em 2007, quando ele estava já quase chegando a desistir de seu sonho, Fofo recebeu uma porta aberta para a Cidade do Cabo, na África do Sul e, em menos de dois meses: África! Lá estava ele em pessoa.

Fofo amava estar na África. Ele ficou super empolgado quando recebeu um visto de 03 anos. Ele serviu na base de Muizenberg coordenando os serviços de alimentação, onde impactou a vida das pessoas, desde obreiros, alunos e até visitantes. Todos conheciam e amavam o Fofo. Depois de seu primeiro ano longe, ele retornou ao Brasil e à Fortaleza para visitar a família e amigos. Ele passou a maior parte de 2009 em JOCUM Fortaleza se preparando para voltar para a África do Sul e trabalhou arduamente para levantar o sustento necessário para continuar com toda a força na sua visão de longo prazo para a África.

Fazia poucos dias que tínhamos recebido um telefonema de Fofo na África do Sul. Ele tinha voltado para lá fazia apenas algumas semanas e estava muito empolgado por ter conseguido ir. Estava muito agradecido com todas as coisas que Deus tinha feito pro seu retorno e também compartilhava conosco sobre como estava grato pelo seu tempo de volta em Fortaleza, onde havia aprendido muita coisa. Jamais imaginaríamos que aquela seria a última vez que falaríamos com nosso querido Fofo.

Não gostamos do fato disso ter acontecido e sentiremos muita falta do Fofo. Mas, pensamos também no fato de que Fofo conseguiu chegar “à terra prometida” e lá era mesmo o lugar onde ele queria estar quando morresse. Eu acredito que sua vida agora vai servir como um exemplo prático do que está escrito em João 12:24: “se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará muito fruto” [Bíblia Almeida Século XXI]. Que a vida e morte de Fofo sirvam de inspiração a muitos outros para que também dêem suas vidas para o avanço do Reino de Deus entre todas as nações e, especialmente, entre as que estão na África.

Com carinho, afeto e saudade,

Equipe JOCUM Fortaleza
01 de Outubro de 2009.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
09 de Outubro de 2009,

Em nome da família do recém-falecido Josicleuton Lopes da Silva, gostaria de agradecer a todos aqueles que expressaram sentimentos solidários e apoio durante esse tempo de perda e luto. Tem sido um período difícil e desafiador com o qual lidar, tanto pela perda do nosso querido Fofo quanto pelo processo necessário de tomada de decisões em relação aos preparativos de seu funeral.

Todos da família gostariam de agradecer pelas orações e pela paciência durante esse tempo extenso e complexo (por conta do lugar onde ele faleceu), no qual todas essas decisões vêm sendo tomadas. Agora, a família está satisfeita por ter conseguido chegar a um consenso e por ter escolhido o procedimento a seguir rumo ao desfecho desse processo. Os membros mais próximos da família de Fofo (sua mãe, seu irmão e sua irmã) e eu (Steve), estaremos viajando para a Cidade do Cabo, na África do Sul, nesta próxima segunda-feira de madrugada, dia 12 de Outubro, para participarmos de um culto fúnebre em memória e honra de Fofo, a ser realizado por lá. O corpo de Fofo foi embalsamado e, após essa celebração em sua memória, ele será cremado e suas cinzas serão divididas de uma forma tal que metade delas permanecerão na África – que foi sua “terra prometida” – e a outra metade voltará com sua família para sua terra natal, no Nordeste do Brasil.

Por fim, outro culto fúnebre em memória do Fofo acontecerá em Fortaleza, em uma data ainda a ser definida, depois que a família retornar da África do Sul. Em breve, nós divulgaremos mais informações sobre os detalhes desse evento. A família agradece imensamente a todas as doações feitas em prol do pagamento das despesas em meio a todo esse momento inesperado de necessidade.

Com gratidão e apreço,

Steve Burkhalter
& Equipe JOCUM Fortaleza.