Menu

|devocional 1/2020| Inútil ao labor Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

*Por Valeria Freitas

I Tessalonicenses 3

Um certo dia, em um prático de ETED, meu coração gritava e ansiava estar sozinha com meu Pai. Meus pensamentos e meu coração pedia esse tempo. Era como se tudo que eu tivesse fazendo naquela hora não fazia sentindo algum, pois havia perdido a reunião mais importante para que todo o resto pudesse fazer sentido.

Foi então, que eu fui até ele, com desejo enorme de saber o que ele queria me dizer de tão importante, sentei-me no chão e escutei o seu coração falando ao meu as palavras que compartilho abaixo:

“Pareceu bem ficar sozinha esse tempo. Quero confirmar e exortar-te Valéria, a fim de que você não se inquiete com essas tribulações, por que você mesma sabe que está designada para isto.

Quando eu ainda estava com você, eu disse que seria afligida, o que de fato aconteceu e é do vosso conhecimento. Por isso, mandei provar sua fé, temendo de que você se tornaria inútil ao nosso labor. Mas, trouxe boas notícias de vossa fé e do seu amor, apesar de todas suas tribulações e aflições e privações. Pois agora, você irá viver se é que está firmada em mim, porque ação de graças pode tributar, porque estou alegre com você diante de mim, e orando noite e dia com o máximo empenho, para você ver pessoalmente e reparar as deficiências de vossa fé. Ora, eu sou o Deus teu pai, Jesus seu Senhor, dirija se ao nosso caminho, eu vou te fazer crescer e aumentar no amor, para com todos e também para com você. Para que seu coração se torne puro em santidade, isento de culpa na minha presença.”

Então percebi que o meu medo tinha me tornado inútil, sem fé, por mais que eu estava liderando um prático, o medo me assombrava ao ponto de paralisar, a fé era pouca diante de tantos desafios, pois já não sentia alegria ao realizar o que tinha que ser feito.

Mas, quando sentei, e ouvi o coração do Pai, mesmo me dizendo que estava provando a minha fé, o meu coração trasbordou de alegria, pois ele se importou comigo, levantei-me me sentindo uma gigante, com sede e fé do novo dele.

As vezes, tudo que precisamos e parar ouvir as batidas do coração do nosso Pai, pois elas darão as coordenadas de nossas vidas. Não havia como escapar daquele chamado, do meu chamado, eu seria afligida, estava designada a isso, com toda a minhas privações e oscilações na fé, Deus havia me designado a esse labor.

Na carta de Paulo aos tessalonicenses, retrata que Deus nos escolheu e nos selecionou para isso mesmo e Paulo os advertia e os fazia lembrar-se de quando estivera com eles, os tinha avisado dessas perseguições. Foi por causa delas que eles enviaram Timóteo para saber do estado da fé deles, pois havia o perigo, por causa do tentador, de seduzi-los e desviá-los do caminho, tornando inútil todos os esforços deles.

Quando Paulo não pôde visitar pessoalmente Tessalônica, ele enviou Timóteo. Paulo mostrou grande afeição pelos tessalonicenses ao mandar o seu aluno e companheiro íntimo.

Paulo sentia tamanha afeição pelos tessalonicenses que só conseguira se regozijar depois de ter sido assegurado da fidelidade deles a Cristo. Essa preocupação exemplifica o tipo de amor que é apropriado entre os cristãos.

Era constante a preocupação e o cuidado de Paulo por eles e que de noite e de dia se esforçavam perseverando em orações para poder vê-los pessoalmente e assim suprir a fé que eles já tinham.

 

*Valeria Freitas, Arua / África -2018. Valeria é líder de ETED no movimento Jesus4All e está na Jocum há 4 anos.