Menu

Jocum já entregou 90 mil bíblias em 40 municípios do Maranhão Categorias:
Notícias, Vida Jocumeira

A base de Jocum São Luís é uma das que abraçou a causa da Erradicação da Carência Bíblica no Brasil. Com um trabalho sistematizado mais de 700 mil pessoas já receberam um exemplar das escrituras

O objetivo do movimento A Bíblia em Cada Casa é entregar um exemplar impresso das Escrituras Sagradas em cada casa, nas cidades e nas zonas rurais de todos os estados e territórios brasileiros, até o ano de 2050. A Bíblia em Cada Casa, não apenas distribui um exemplar, mas atua diretamente na transformação da realidade espiritual e social brasileira. A ideia é que a união da Igreja de Cristo leve uma bíblia para cada casa no Brasil, para reconectar o homem a Deus. 

Leia também a matéria sobre como tudo isso começou

Muitas bases de Jocum no Brasil já desenvolveram ou desenvolvem ações dentro do movimento. Uma grande mobilização nacional aconteceu em 2013, em Caldas Novas – Goiás, lideranças de base e obreiros de todo o Brasil estiveram juntos para esse grande acontecimento. Os fundadores de Jocum no mundo e no Brasil caminharam lado a lado, de bíblia na mão e coração aberto em cada casa. Algumas bases, de acordo com sua realidade, abraçam A Bíblia em Cada Casa como um ministério regular, que não acontece só em um evento, mas faz parte da rotina local. Uma delas é Jocum São Luís, no Maranhão. 

JOCUM SÃO LUÍS E A CAUSA DO “ABIBLIAMENTO”

Há sete anos o líder da base, Edivaldo Romagnoli e sua esposa Morgana coordenam equipes no trabalho para a erradicação da carência bíblica no Maranhão, onde já foram entregues mais de 90 mil bíblias em 40 municípios. Edivaldo conta que embora, com todo esse tempo de caminhada algumas coisas ainda o surpreendem. “Não é normal para nós, olhar pessoas chorando e nos relatando que não têm dinheiro para pagar por uma Bíblia. Comer, levar o alimento para casa ou comprar uma Bíblia?”, conta e afirma que essa é a decisão que milhares de maranhenses têm que fazer diariamente no interior do Estado. 

A equipe voltou há poucos dias da última missão (veja a galeria de imagens da matéria, com fotos cedidas por Jocum São Luís). Dessa vez contaram com a participação da comunidade surda, 8 surdos foram alcançados. Nos 40 municípios onde já estiveram, mais de  700 mil pessoas receberam uma visita, sendo que mais de 75 mil bíblias impressas e mais de 13 mil bíblias em áudio foram entregues. A meta para 2021 é comprar 25 mil bíblias, das quais 8 mil já foram adquiridas. A compra foi dividida em 57 boletos de R$ 852 cada e só faltam 10 boletos para serem pagos. Uma única pessoa doou mais 12 mil bíblias, com isso, faltam agora 5 mil bíblias para este ano. O total estimado para chegar a todos os 217 municípios é de pelo menos 1 milhão de exemplares.

Quem se envolve com A Bíblia Em Cada Casa passa a ter familiaridade com o criativo termo: “abibliamento”, que é como os jocumeiros se referem a distribuição das bíblias no dia em que a ação acontece. Durante esse “abibliamento”, a equipe se depara com histórias de pessoas que sonharam com Jesus, e que iriam ganhar um presente muito especial. “Na manhã seguinte a esse sonho, nossa equipe chega em sua porta e entrega uma Bíblia, o choque é grande e a revelação de que Ele está perto é real”, narra Edivaldo.

Missionários de outras bases se juntam a Jocum São Luís e chegam a alcançar um município inteiro em um dia. Isso porque há uma estratégia de mapeamento, reconhecimento do local e toda uma estrutura de transporte, alimentação e alojamento dos voluntários, para que a distribuição seja efetiva e nenhuma família fique de fora. As parcerias com igrejas são importantes, mas também estão entre os desafios do programa. Há o contato direto com igrejas para que contribuam na aquisição das bíblias que serão entregues de graça para a população, mas nem sempre há uma resposta efetiva.

Para uma das lideranças brasileiras mais engajadas na entrega de bíblias no Brasil e no mundo, Tio Wellington, da Jocum Maringá, a Jocum São Luís assimilou o movimento A Bíblia em Cada Casa, de tal maneira, que se tornou um verdadeiro modelo na estratégia e no alcance das cidades, vilas, e povoados do Estado. “As dificuldades geográficas, e a precariedade das estradas para o sertão, estão sendo rompidas, uma a uma, com iniciativas, coragem, e criatividade!”, comemora.

ONDE ESTÁVAMOS?

Na última entrega, ou melhor, no último “abibliamento” no Maranhão, a família Melo Moreira, da Jocum São Luís foi surpreendida por uma profunda reflexão ao chegar em frente a uma casa. Uma senhora aproximou-se e ao saber do que estava acontecendo por ali comentou não ter nenhuma bíblia e perguntou se havia alguma para vender. Eles então disseram que tinham bíblia, mas que era um presente. Essa senhora tem 100 anos. Então a pergunta que ficou para Carlos Augusto, Luciana, Alice e Matias é: “Onde estávamos nos últimos 100 anos que uma senhora como dona Madalena não tem uma bíblia?”. Essa pergunta, obviamente, não pode ser respondida por completo por essa família, pois são jovens. Mas a igreja de Cristo (não uma denominação ou outra, mas os cristãos todos) sim, pode pensar e tentar responder, onde estava nos últimos 100 anos que alguém desejoso por uma bíblia ainda não tenha uma.

FAÇA PARTE

Para quem deseja fazer parte de A Bíblia em Cada Casa com a Jocum São Luís, para completar o desafio de 2021, no pagamento dos 10 boletos de R$ 852 cada, com vencimento todo dia 10 de cada mês, pode fazer um depósito ou transferência bancária. Você pode também ser um mobilizador, espalhando essa notícia e convidando pessoas a doarem: reúna sua família, sua igreja, seu grupo de jovens, sua base de Jocum. E prepare-se: novos desafios vêm aí, arrume a mochila e vá também “abibliar” o Maranhão.

Jovens Com Uma Missão São Luís 
BRADESCO
AG: 1146-0
C/C : 12101-0
PIX - CNPJ
35.807.209/0001-46
Obs: FAVOR ENVIAR COMPROVANTE PARA (98) 98812-9409 DIZENDO QUE É PARA AS BÍBLIAS.