Efatá! Categorias:
Em 1996 enquanto caminhava em um dos becos da Vila Cafezal (uma das maiores favelas de Belo Horizonte), vindo de uma visita que a Luciane e eu fazíamos a uma jovem surda, ouvi o tartamudear de um garoto que soltava pipa. Era um som bem típico de alguém que tem dificuldade de falar porque não pode ouvir. Foi assim que conhecemos o Quênio, um garoto surdo muito inteligente e ativo que hoje está com 14 anos e é atendido em nossa casa.
Nestes 06 anos muita água rolou. Ele e sua família, que eram recém-chegados de uma pequena cidade do interior da Bahia, tiveram muita dificuldade de se estabelecer em Belo Horizonte. Problemas de saúde, baixa renda, moradia precária a ponto de mudarem de barraco 3 vezes em poucos meses: essas eram algumas das dificuldades que eles enfrentavam. Nosso intuito era que o Quênio fosse o mais rápido possível para a escola aprender a língua de sinais e começasse logo a usar todo o seu potencial cognitivo. A família a princípio não queria a nossa ajuda neste sentido, pois estavam todo o tempo pensando em voltar para a Bahia. Só em 1999, quando o pai do garoto morreu queimado em um acidente na firma onde trabalhava, que a mãe dele nos procurou querendo nossa ajuda para conseguir uma vaga na escola especial para surdos.
Desde 1999 até hoje ele está freqüentando a escola especial e a nossa casa. Apesar da perda do pai e da vida sofrida que ele e seus 07 irmãos têm experimentado, Quênio é um garoto muito alegre e cheio de vigor. A língua de sinais que ele não conhecia tem o ajudado a expressar suas emoções que antes estavam aprisionadas no silêncio ou as vezes liberadas em forma de gritos e acessos de fúria. Agora, com muita avidez, ele tem aprendido coisas novas todos os dias.
Através da língua de sinais os ouvidos da alma de Quênio estão se abrindo e ele está conhecendo a Jesus nosso melhor amigo.
A poucas semanas atrás Quênio estava cheio de satisfação lembrando a Luciane da mudança que ocorreu em sua vida e reconhecendo Deus nestas mudanças.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
É uma satisfação muito grande para nós o bom relacionamento que temos com as crianças e adolescentes surdos que atendemos e também com os seus familiares. Durante este ano as nossas reuniões mensais com os pais (foto) têm sido muito mais proveitosas e com uma participação muito boa. Tem sido maravilhoso oferecer apoio para este grupo.
Por outro lado estamos sentindo muito a falta de mais obreiros, o que nos impede de atender melhor a tantas necessidades que vemos. Atualmente somos 3 obreiros para todo o tipo de tarefa que envolve este projeto na Casa Semear.
ESTAMOS QUASE LÁ
Estamos próximos de concluir a compra da Casa Semear e muito felizes com este grande milagre que Deus tem feito. No dia 01 de dezembro deveremos pagar 55 mil reais e nos falta pouco mais de 10 mil. É a última de 3 parcelas que estamos pagando desde junho do ano passado. Esta casa é um maravilhoso presente de Deus para os surdos. Estamos sonhando com 40 surdos diariamente sendo atendidos neste ministério. Queremos te convidar a sonhar conosco este grande projeto de Deus.
Muito obrigado pela sua participação.
Davidson e Luciane