Haiti: Seguimos em frente Categorias:
O número de voluntários da Jocum no Haiti aumentou na terça feira de 14 para 26. Esta pequena equipe está envolvida em cerca de 100 a 200 resgates por dia. O acampamento de nossos missionários foi montado em frente aos escombros do Palácio Nacional. Lá está sendo preparado espaço para as muitas outras equipes que estão chegando.
Os trabalhos de resgate seguem no país, ainda em alerta. Outro tremor, mais breve, de 6.1 foi registrado na ultima quinta-feira. Terry Snow Diretor da JOCUM no Haiti, em seu relatório no último dia 20 afirmou que existe uma grande necessidade de profissionais de saúde, especialmente anestesistas. Por falta de pessoal qualificado, amputações chegaram a ser feitas sem anestesia. Uma boa notícia é que Israel montou um hospital de campanha para atendimento pediátrico contando com 40 médicos, UTI e já atendendo mais de 200 crianças. Além disso, foram realizadas 25 cirurgias de alto risco e três nascimentos, incluindo um bebê prematuro com 1,8 quilogramas. Mas, claro apenas este hospital não é suficiente.
Terry ainda informou a necessidade de pessoas que pelo período de 2 a 3 meses ajudem nas seguintes áreas:
- Coordenadores de Equipes e RH – Responsáveis pela coordenação logística, transporte e comunicação com as equipes de voluntários;
- Administradores dos Campos de refugiados – Responsáveis pela manutenção do dia-a-dia nos acampamentos;
- Editores e produtores de Vídeo – Para servir no registro e comunicação dos acontecimentos do dia-a-dia com a comunidade internacional;
- Administradores com experiência em Contabilidade – Ajudando na administração dos recursos e doações;
- Acessores de Comunicação – Gente que tenha experiência em lidar com a mídia e imprensa;
- Ainda há grandes oportunidades para profissionais em áreas diversas como construção civil, engenharia, educadores além de equipes de evangelistas e intercessores.
Uma equipe de Jocumeiros Brasileiros sai dia 27 de Janeiro. Uma outra formada por JOCUM, Asas do Socorro e AMME se prepara para sair no dia 03 de Fevereiro. Pessoas que queiram cooperar com estas equipes, seja com doações em dinheiro, material hospitalar ou outros itens podem escrever para [email protected]. Eis alguns ítens que podem ser doados:
- Luvas;
- Gaze;
- Máscaras cirúrgicas;
- Antibióticos;
- Antiinflamatórios (naprosyn, Ibuprofeno etc);
- Remédios para pressão;
- Remédios para diarréia;
- Analgésicos (paracetamol etc);
- Remédios para doenças e infecçoes de pele;
- Vermifugos (mebendazol etc);
- Vitaminas;
- Leite em pó fortificado (tipo Nan, Sustagem etc).
Jeannette Lukasse diretora da JOCUM BH Centro estará responsável pela coordenação logística dos esforços a partir da JOCUM Brasil.
Participe você também. Doações internacionais podem ser enviadas clicando aqui.