Menu

RESSURREIÇÃO DE CRISTO – JOÃO 20 Categorias:
Artigos, Destaque Artigo, Jocum Online

Veja o vídeo

Texto :Jo 20.1-31
Vídeo: Raquel L Anjos-Word By Heart – Jocum São Paulo
LIBRAS: Geú Santos da Costa- Jocum Belo Horizonte
Devocional: Vanderson Freitas-EFEB – Jocum CCL

O quarto evangelho das escrituras sagradas, escrito pelo Apostolo João, vem mostrar os pormenores preciosos do ministério de Jesus. É bem provável que surgisse a pergunta: Havia ainda algo a ser relatado? Havia ainda alguém que pudesse de suas próprias recordações, preencher os detalhes do ministério de Jesus? Sim, havia o idoso João!

Maduro, e por quase 70 anos de seu ministério ativo sendo estimulado pelas visões e meditações de sua recente prisão solitária na ilha de Patmos, João estava bem habilitado para escrever sobre coisas que estavam guardadas em seu coração. O Espirito Santo então afirmou em sua mente para relembrar e assentar por escrito muitos dos preciosos e vitalizadores dizeres, para que quem lesse pudesse crer que JESUS é o CRISTO, o Filho de DEUS, e aqueles que crerem tivesse vida por meio do nome de Jesus.

O capitulo 20 de João relata sobre o aparecimento de Jesus logo após a Ressureição!

O Espanto: Versículo 16 DISSE-LHE JESUS: MARIA! ELA, VOLTANDO-SE, LHE DISSE, EM HEBRAICO: RABONI (QUE QUER DIZER MESTRE)!

Maria entra ao tumulo e não encontra quem sua alma procurava. O desespero toma conta do seu coração, ao ponto de ver Jesus e não reconhece-ló, pois estava tão preocupada em ver apenas o corpo de Jesus, que quando Jesus aparece ressuscitado a ela os seus olhos não o reconhecem. Sua única preocupação era insistir na busca do corpo. Então, Jesus chama pelo nome a segunda vez, eletrificada ao ouvir seu nome pronunciado com a familiar voz de Jesus, ela explodiu exclamando, RABONI (MESTRE OU SENHOR) originalmente a palavra significa Meu Magnifico.

– A voz de Jesus era familiar para os ouvidos de Maria, e mesmo assim ela não o reconhece. Fico imaginado a quantidade de vezes que já ouvimos a voz do Senhor, as muitas experiências em ser direcionado pela voz dele. E vejo, quão magnifico é ouvi-lo. Mas, uma pergunta surge em meu coração. Qual foi a ultima vez que você ouviu a voz de Jesus? Muitos irmãos estão em um caminho ministerial sem ouvir a voz de Jesus. Eu afirmo! Caminhar sem ouvi-lo é um dos maiores perigos que corremos… Podendo chegar um dia que seremos uma “Maria” da vida, onde o familiar pode nos parecer estranho quando o encontramos eventualmente com Cristo.

A paz de Jesus: Versículo 19 AO CAIR DA TARDE DAQUELE DIA, O PRIMEIRO DA SEMANA, TRANCADAS AS PORTAS DA CASA ONDE ESTAVAM OS DISCÍPULOS COM MEDO DOS JUDEUS, VEIO JESUS, PÔS-SE NO MEIO E DISSE-LHES: PAZ SEJA CONVOSCO!

Os discípulos tendo recebido a mensagem de Maria, tiveram agora sua primeira oportunidade, como um grupo, de ver Jesus em seu estado ressuscitado. O medo estava presente no lugar onde todos se reuniam. A qualquer momento os Judeus poderiam encontra-los, então Jesus Chega para demonstrar pelo menos duas coisas.

  1. A paz seja convosco: Isto é uma qualidade que somente Cristo pode dar, ou seja, só da à paz quem tem paz. E na maioria das vezes que estamos necessitando dessa paz, conseguimos obter do próprio Cristo. Meus irmãos, precisamos entender que Paz não é ausência de problemas, paz é uma pessoa, e ela se chama JESUS.
  2. Mostrou as mãos: A palavra de Paz aliviou o temor. Agora estava na hora exata de se identificar. Com isso ele mostra as mãos aos discípulos. O cenário de tremor houve a necessidade de uma demonstração ainda mais viva e poderosa para desperta a convicção. Qual tem sido a sua convicção nos últimos anos de caminhada com Jesus? Você tem conseguido visualizar os feitos do Senhor em sua vida diariamente, ou Jesus precisa ficar mostrando as mãos para desperta algo em você?

Sou feliz porque Creio: Versículo 29 DISSE-LHE JESUS: PORQUE ME VISTE, CRESTE? BEM-AVENTURADOS OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM.

Nada indica que Tomé tocou em Jesus Cristo. A visão foi suficiente. Mas, o que dizer das multidões que não tinham a oportunidade dessa visão?

Após a visão de Tomé para com Cristo, ele finalmente entende e declara “SENHOR MEU E DEUS MEU”. Então Jesus pronuncia um dos significados de ser feliz. Mais do que Feliz isto é ‘Bem-Aventurados’ os que não viram e creram. Esse é o caminho da fé, um caminho onde nossa fé é progressiva. Cristo nos chama para percorrer um caminho onde vamos ter certeza do que o Senhor está fazendo, mesmo sem ver, mas, crendo que JESUS é o SENHOR.