Menu

Os Anos 60

Em dezembro de 1960, Bob e Lorraine ajudaram Loren a escolher o nome “Jovens Com Uma Missão” bem como transformar o quarto de Loren na casa de seus pais no primeiro escritório da JOCUM. Utilizando-se de uma antiga máquina de escrever, os primeiros obreiros da JOCUM produziram 180 folhetos sobre a nova missão e os enviaram à pastores diversos. Os pastores estavam hesitantes e insistiram que a primeira viagem missionária fosse ligada à algum trabalho específico, sendo assim a JOCUM enviou dois homens na faixa dos 20 anos para a Liberia para trabalhar na construção de uma rodovia no meio de uma floresta que chegava à uma colônia de leprosos.  Dallas Moore, que havia vendido seu carro para pagar pela viagem e Larry Hendricks foram enviados como operadores de equipamento pesado e falaram de Jesus enquanto trabalhavam na construção da estrada.

“A viagem para lá (Libéria) impactou tremendamente minha vida” – Larry Hendricks

Em Junho de 1963 Loren se casou com Darlene Scratch. Antes do casamento Loren fez uma viagem exploratória às Bahamas em preparação para a próxima missão.  Naquele momento Loren já contava com 20 voluntários espalhados pelo mundo para trabalhar em  projetos da JOCUM e já estava preparando para o próximo ano o primeiro  “Summer of Service” ou “Verão Missionário” em tradução livre. No ano de 1965, depois de ouvir Loren falar em Colorado, Don Stephens se inscreveu, juntamente com outras 146 pessoas, para ir durante seus dois meses de férias nesta viagem missionária.

O grupo se dividiu em 24 equipes menores. Cada equipe foi enviada à uma ilha diferente. Quando as equipes se reagruparam em Nassau ficaram hospedados em um hangar da Forca Aérea. Depois de todas as 24 equipes darem seus relatórios o grupo comemorou ao saber que em torno de 6.000 pessoas se abriram pra Jesus e duas igrejas estavam se formando. Quando a viagem estava chegando ao final, o furacão Cleo atingiu as ilhas.  As equipes se protegeram da tempestade dentro de uma igreja enquanto oravam pelas pessoas atingidas pela tragédia.

“Aquela noite na igreja enquanto o temporal avassalava a ilha, me dei conta de que muitos de nós estavamos em perigo por não dar a devida atenção a uma parte importantíssima da mensagem do Evangelho. Jesus nos falou que haviam duas coisas importantes a fazer. Uma era amar a Deus de todo nosso coração, alma e mente. Ensinar as pessoas a fazer isso é evangelismo. O outro mandamento era amar ao próximo como a nós mesmos. Cuidar das pessoas o quanto estiver ao nosso alcance. Esses eram os dois lados do mesmo Evangelho: amar à Deus e amar ao próximo. Os dois mandamentos deveriam ser quase indistinguíveis,tão conectados que seria impossível separa-los. Meu coracão estava disparado como que acompanhando a chuva forte e o vendaval. Naquele momento Darlene, eu e os jovens jocumeiros abaixamos nossas cabeças e oramos pelas pessoas que haviam perdido tudo que possuíam,  que perderam suas casas, perderam suas famílias. “Eu só queria que existisse algo que pudéssemos fazer” eu disse. Se pudéssemos ir a estes locais levando mantimentos, roupas e materiais de construção, poderíamos até reconstruir casas. Mas para termos mão de obra e suprimentos suficientes precisamos de um navio.” A idéia tomava forma enquanto eu falava. Um navio que pudesse ir aos lugares de maior necessidade, cheio de jovens ansiosos por ajudar as pessoas na prática e falar a elas que Jesus é a resposta maior de seus problemas…” -“Pode Falar, Senhor. Estou Ouvindo” por Loren Cunningham

Naquele mesmo ano, mais equipes de Jocum foram enviadas para as ilhas do Caribe, Samoa, Havaí, México e América Central.  No ano de 1966 a Missão contava com 10 obreiros de tempo integral incluindo Loren e Darlene, e mais centenas de voluntários para os programas de curto prazo no verão. Também nesse ano iniciaram-se os trabalhos  da Jocum na Nova Zelândia e Tonga.

No outono de 1967 Loren começou a desenvolver a idéia da primeira escola que se tornaria a Escola de Evangelismo em Lausanne na Suiça.