Menu

|devocional 31| Receita Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

*Por Larissa Mazaloti

1 Coríntios 13:13

Há alguns dias tenho relfetido sobre um texto que diz assim: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deste é o amor”(1). Passei a pensar neste texto em um pico de um crise de fé.

Um cristão, ainda por cima missionário sem fé é um jogador de futebol com o ligamento rompido durante a copa, é o que não poderia acontecer. Se não estou enganada, grande parte das pessoas, de igreja ou não pensa desta forma. Não à toa há pessoas que acreditam ser a fé de um missionário ou pastor mais forte que a sua própria, creêem que a oração destes “tipos” de pessoa seja mais poderosa.

A fé, diz um texto, é o firme fundamento das coisas que se esperam sem se ver(2). Mas a fé é também um dom dado ao ser humano por Deus(3), diz a bíblia. A fé, portanto não é algo que se fizermos bastante força passa a existir e ficar em nós de forma definitiva: a fé não depende de nós.

Aproveitando, quero falar também da esperança. Talvez você possa ter ouvido que pessoas que não acreditam em Deus não têm esperança e quem sabe até imagine que Deus malvado é este que, só porque alguém nao acredita, não pode ter esperança. Mas na verdade, o único meio de se esperar algo em meio ao caos que vivemos é Jesus, o Filho de Deus que foi dado ao mundo para morrer no lugar de uma humanidade toda. Portanto, Jesus é esta esperança e sem Ele, não tê-la não é um castigo, mas é uma consequência natural: sem Jesus não há esperança. Há um texto que diz que o fato de Cristo estar em nós é a esperança da glória, referindo-se a um tempo de paz na eternidade (só possível por meio de Jesus Cristo)(4).

Mas como disse, esse pensamento me ocorreu em uma das minhas crises de fé. Veio em um momento em que a minha sensação era de que Deus havia resolvido dar um tempo em nosso relacionamento, que Ele estava em silêncio e pouco interessado em minhas dificuldades: todas sem aparente saída, todas sem uma alternativa que minhas mãos pudessem produzir, sem a clareza do que Ele queria que eu fizesse.

Mas bem ali, naquele exato momento em que minha humanidade clamava por alguma movimentação divina, o Pai amoroso resolveu me explicar o que ele queria dizer com o primeiro texto que citei aqui que em resumo é: fé, esperança e amor são importantes: estes três, mas o amor é o mais importante de todos. Isso significa que quando a fé e a esperança vão embora, o que me sustenta é o amor, o amor construído até este momento em que o restante, temporariamente acaba.

O meu amor por Jesus, que é uma singela resposta ao AMOR de Jesus por mim e é ele, o mais  importante dos três elementos importantes, que me faz “guentar firme”.

Não esqueçam desta receita, jovens e senhores leitores: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior de todos é o amor.

No fim, o amor que aprendi a ter por Ele é o que sustenta. E  você? Já pensou em qual ingrediente pode confiar para a receita não dar errado?

Textos de Referência

1 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13

2 – Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

3 –  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8

4- Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Colossenses 1:27

*Larissa Mazaloti está na Jocum Monte das Águias desde 2015, e é comunicadora da Jocum Brasil desde 2019