Menu

ABU, ABUB, A-B-U: O que é isso? Categorias:
Artigos

A ABUB significa Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Trata-se de um movimento missionário, interdenominacional, eclesiástico e confessional, liderado pelos seus próprios participantes. Assim, os estudantes do ensino médio, os universitários e os profissionais se organizam em grupos por cidades, filiando-se assim ao movimento nacional da ABUB, respectivamente em seus grupos de ABS (Aliança Bíblica Secundarista), ABU (Aliança Bíblica Universitária) e ABP (Aliança Bíblica de Profissionais).

A ABUB é um movimento que tem filosofia “CRISTOCÊNTRICA” e “ESTUDANTECÊNTRICA”. Já que a filosofia da ABUB é baseada no estudante, logo os objetivos só poderão ser cumpridos se houver iniciativa e responsabilidade do estudante. O estudante secundarista/universitário é o melhor evangelista, pois está no meio estudantil e entende melhor os problemas e a linguagem. A iniciativa estudantil evita o paternalismo do obreiro ou assessor auxiliar. Sem a responsabilidade estudantil o trabalho da ABUB é impossível. Responsabilidade que é conseqüência de uma vida cristã autêntica e de amor pela obra e que envolve: assiduidade; vida prática; amor pela obra; e doação financeira.

Os objetivos gerais da ABU são:
A) Evangelização de estudantes

Comunicação do Evangelho de Jesus Cristo na linguagem do estudante e do profissional.

O discurso do Evangelho tem que ser coerente com a prática, isto é, decorrente do compromisso.

Evangelização => Conversão => Discipulado
B) Maturidade do homem integral em Cristo

Desenvolvimento Pessoal – A ABUB tem por filosofia o discipulado um a um como Cristo fez. A VIDA PESSOAL (Intelectual, Espiritual, Psicológica, Física) é importante.

Desenvolvimento Comunitário – O cristão maduro tem que influenciar o meio. A ABUB forja cristãos que sejam influentes no meio em que vivem e não alienados.
C) Missão e serviço

A ABUB tem por objetivo a MISSÃO a partir do estudante, começando no seu âmbito estudantil até os confins do mundo.

A ABUB tem por objetivo o serviço na Igreja e no mundo. Ser sal e luz e um verdadeiro profeta na situação atual. A ABUB tem por objetivo incentivar os estudantes a descobrirem sua função na sociedade e na igreja. E que tenham uma verdadeira ética cristã.
D)Assistência

Ao estudante – A ABUB tem por objetivo ajudar o estudante no seu dia-a-dia com seus questionamentos e dificuldades.

À comunidade – Através de projetos de assistência as comunidades, com serviços úteis. O amor de Deus deve ser demonstrado aos homens através da prática e discurso.

Atualmente a ABUB possui grupos em todos os Estados brasileiros, atingindo mais de 100 cidades. Como forma de suporte ao universitário, contamos com uma estrutura de assessoria aos Grupos. Os assessores geralmente são profissionais ex-abeuenses, pastores ou seminaristas, que dedicam alguns anos da sua vida à obra, ajudando no treinamento local e no discipulado de líderes. A ABUB possui 10 assessores remunerados, muitos em parceria com igrejas locais, e mais de 150 assessores auxiliares que oferecem trabalho voluntário.

Temos muito o que aprender e interagir com este e outros irmãos no Brasil. A Seara estudantil é imensa e estratégica para que os valores do Evangelho possam penetrar na nossa maneira de entender o homem e fazer engenharia, medicina, contabilidade, história, nutrição, antropologia, etc.

Que venha Seu Reino!Para saber mais sobre este movimento acesse o site: www.abub.org.br