Menu

Timor Leste, uma nação que pede discipuladores Categorias:
Notícias

Você sabe onde fica o Timor Leste? Sabe que é o mais novo país organizado da terra? Pois está diante de nós, povo de Deus, uma grande oportunidade de discipular nações, senão vejamos:

O Timor Leste é um país em transição e em reconstrução. Em luta, viveu um tumultuado processo de guerra com a Indonésia em 2001. Em Junho de 1998, o Presidente da Indonésia, Suharto, renunciou e Joseh Habibi assumiu o mandato, prometendo grandes reformas políticas. O Presidente Habibi, desesperado para conseguir assistência internacional para seu país, prometeu dar “autonomia” ao Timor Leste.

No dia 17 de Janeiro de 1999, Habibi foi além do que havia prometido, dando ao povo timorense a chance de escolher seu futuro: continuar pertencendo a Indonésia ou tornar-se um país livre. Em Fevereiro deste mesmo ano, JOCUM começa a estabelecer uma base (local de operações) procurando dar apoio às igrejas locais e alcançar crianças através de creche.

Durante o processo das eleições, milícias pró autonomia, com o apoio do exército da Indonésia, iniciaram uma campanha de terror e intimidação, tentando fazer com que as pessoas não votassem pela Independência. Durante todo o ano a equipe de missionários de JOCUM viu a formação dessas milícias e as tentativas de terror. Seus amigos sob suspeita de serem pró Independência eram obrigados a se esconderem. Inclusive seus professores de Tetum (a lingua local) tiveram que distribuir seus filhos em diferentes casas com medo de serem mortos. A violência aumenta e no dia 06 de Abril de 1999, pelo menos 46 civis foram feridos e mais de 56 foram mortos no ataque à uma igreja católica da cidade de Liquiçá.

Nesse período, JOCUM recebe telefonemas de pessoas pedindo ajuda quanto a divulgação das atrocidades e do terror pelos quais eles estavam passando. Com a proximidade do dia da eleição, a violência aumenta cada vez mais e em maio a equipe é obrigada a sair do Timor. Dois meses depois a equipe retorna e dá continuidade ao trabalho com a creche. No mês de agosto, devido aos constantes confrontos, ataques e tiroteios nas proximidades da escola, o que deixava as crianças completamente apavoradas, a creche precisa ser fechada. Neste período, JOCUM começa a receber pessoas que, com medo de dormir em suas próprias casas, vinham em busca de refúgio.

A nação ainda aguarda a expectativa de um futuro de esperanças que muito timidamente insiste em se vislumbrar no país. Seu povo, massacrado por uma das piores distribuições de renda do mundo e recentes consequencias de uma guerra, anseia por dias de paz e justiça. Anseia pelo amor e a esperança que encontramos em Cristo.

Timor ainda é uma nova nação. Uma recém chegada ao time da grande Comissão (Mt. 28:18-20). É uma nação sob a promessa do Senhor, de se fazer conhecido a todo povo, língua e nação, através da Igreja, através de nós.

Muita coisa já está sendo feita e hoje, o sonho já é uma realidade. A primeira ETED de Timor, realizada ano pasado, rendeu ótimos frutos. Quatro alunos, dirigidos por Deus, aceitaram o desafio de permenecer como obreiros. E o melhor: três deles são timorenses…

Há ainda uma expressiva quantidade de voluntários em contato com a Base para futuros trabalhos de curto prazo. E você pode entrar nessa!

O país precisa de absolutamente tudo: todo tipo de profissionais, de treinamento, de educação, higiene, saúde, dentre outros.

Essas necessidades representam uma grande oportunidade para que o Corpo de Cristo através do Evangelho traga respostas práticas ao que hoje representa apenas perda e destruição. Mais que isso, observando a história da Igreja ao longo dos tempos, reconhecemos que situações de reconstrução de nações foram tremendas oportunidades para que as mesmas fossem discipuladas e se re- erguessem a partir de uma perspectiva cristã. Novamente essa situação se repete, e a pergunta é: Como responderemos a esta oportunidade?

Jocum Timor está em pleno vapor e a cada instante gera sonhos de Deus em seu interior. Vários trabalhos estão em andamento. Mesmo diante da falta obreiros em quantidade satisfatória, Deus tem dado visão e sonhos a toda equipe. E as mãos já estão no arado…

A próxima ETED de Timor já está sendo preparada e formulários já estão sendo enviados.

A unção e bênção de Deus não são apenas para nosso próprio benefício. São para multiplicar e estender Seu Reino. Deus não está interessado apenas na alma, mas em indivíduos completos.

Você está sendo chamado? É uma grande oportunidade de edificarmos juntos o Timor. Essa nação, ainda criança, pode vir a saber que o Cristo é o melhor Legislador, que é o mais justo Juiz e que é o Rei dos Reis. Depende da nossa obediência!

Tem um lugar especial para você na construção desta história. Estamos te esperando… Venha discipulas as nações conosco!

Para maiores informações entre em contato conosco:

Projeto Timor Leste
Cx. Postal 524
BH-MG / CEP 30123-970
Fone: (31) 3399-3239
E-mail: [email protected]