Menu

Socorro em meio às enchentes Categorias:
Notícias

No Brasil, 2011 começou profundamente difícil para vários habitantes da região Sudeste. Desde a segunda semana do ano, por volta do dia 10 de Janeiro, brasileiros têm acompanhado e outros têm “vivido na própria pele”, os desastres resultantes das fortes chuvas que caíram sobre cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e também sobre os municípios da região serrana do Rio de Janeiro.

Ainda tem sido difícil saber ao certo os números de desabrigados, desaparecidos e, por fim, dos mortos desse que tem sido considerado pela mídia o maior desastre climático do Brasil. Até agora, na região serrana fluminense, há cerca de 740 vítimas fatais e mais de 21.000 desalojados.

Diante desse cenário, a JOCUM Brasil, desde o último dia 16 de Janeiro, com o objetivo prático de agir em solidariedade com tantas famílias em sofrimento, tem preparado uma equipe de socorro às vítimas das enchentes na região serrana do Rio, por exemplo. Trata-se de um socorro estratégico e com ações diversas, que vão desde o entretenimento de crianças, adolescentes e adultos desabrigados que estão nos ginásios até o percurso pelas trilhas da região para levar mantimentos aos moradores de municípios da zona rural que ficaram ilhados por conta das chuvas.

Segundo Wellington Oliveira, presidente da Jocum Brasil e um dos coordenadores da equipe que vai ao Rio, esse é “um comboio inicial de 12 a 15 pessoas, que irão formar 02 equipes com integrantes de JOCUM Maringá-PR e de JOCUM Vila do Louvor, sendo que, esses últimos, também terão o acompanhamento de Felipe Duarte, que é o diretor da Vila. Permaneceremos lá conforme a necessidade, mas, inicialmente, ficaremos, pelo menos, de 10 a 15 dias”.

Wellington ainda comenta que o “foco será servir os projetos das igrejas destes locais, bem como levar um projeto de entretenimento aos abrigos, com peças e esquetes teatrais e projeção de filmes”. Para ele, profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Terapia Ocupacional, entre outros que estejam disponíveis a servir nas áreas de limpeza, higiene, cozinha, hidráulica e outros serviços gerais, são muito bem vindos.

Em uma hora dessas, todo tipo de ajuda é bem-vinda! Corações servos e dispostos a subir a serra para repartir com as pessoas o Pão da Vida!

Além disso, precisa-se de ferramentas como enxadas e pás, carrinhos de mão, e de itens como: água mineral em garrafas, medicamentos (paracetamol, dipirona, envelopes de soro caseiro, etc…), filmes em DVD’s (infantis, de aventura, etc.), livros (histórias infantis, adolescentes, etc.), roupas, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas de todos os tamanhos), água sanitária, colchonetes, travesseiros e tudo o mais que for relevante para uma cidade que sofre perante uma grande destruição.

Se Deus colocar em seu coração, você pode colaborar financeiramente com essa iniciativa. Os dados bancários para sua transferência seguem abaixo:

 

Favorecido: Concílio Nacional de Jovens com uma missão
Banco: Banco Bradesco
Agência: 2212-8
Conta Corrente: 46.223-3
CNPJ: 05.222.451/0001-97

Os contatos com as equipes de voluntários de JOCUM no Rio de Janeiro, por exemplo, deverão ser feitos a partir dos seguintes telefones: (21) 2777-8860 [fixo] (21) 9297-4824 [celular].

Caso você faça alguma contribuição financeira, por favor, entre em contato com a equipe confirmando sua transferência ou depósito a partir dos telefones acima, ou a partir do e-mail: [email protected]. Desde já, agradecemos toda e qualquer ajuda.

Mais uma vez, nós contamos com seu apoio e com sua intercessão nesse momento em que a Igreja Brasileira tem, mais uma vez, dado mostras visíveis de sua fé e amor pelo nosso país; pois, além dessa equipe liderada por Wellington Oliveira, temos outra equipe aos cuidados de Danilo Ângelo, líder de JOCUM Campinas-SP, que está concentrada no socorros às vítimas das enchentes do interior de Minas Gerais. Somado a isso, por favor, intercedam ainda pelos missionários de JOCUM Sampa e JOCUM Vitória-ES, bases situadas em cidades que também sofreram muito com as chuvas nesse início de ano.

Que o Senhor estenda sua mão sobre cada uma das famílias desabrigadas, enlutadas e atingidas pelas enchentes, e ainda, sobre nós, que seguimos com as mãos no arado e pés na estrada, subindo a serra, percorrendo trilhas e chegando aos interiores do País, para repartir com outros o Pão da Vida.