Menu

Pacto pela Erradicação da Carência Bíblica

Juntos afirmamos que:

  •  “A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em nossas vidas; ela nos endireita e nos ajuda a fazer o que é correto” (2 Timóteo 3:16-17 NVI).
  •  “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12 NVI).
  • A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.”(Salmos 19:7-11 NVI).
  • “A palavra [de Deus] é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:105 NVI).
  • Jesus, se referindo a Deuteronômio 8:3, declarou que: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. (Mateus 4:4 NVI).

Juntos reconhecemos que:

  • Muitos estão vivendo em carência Bíblica, pois não têm acesso significativo à Palavra de Deus. As Escrituras lamentam os tempos e situações nos quais “raramente o Senhor falava” (1 Samuel 3:1 NVI). Isso descreve a realidade atual de muitos milhões de pessoas que não podem interagir com a palavra de Deus por causa de barreiras lingüísticas, educacionais, econômicas, religiosas e/ou sócio-políticas. Portanto, muitos vivem “sem Cristo, separados [das]… alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. (Efésios 2:12 NVI).
  • O coração de Deus é o de um bom pastor que se importa com o menor, com o último e com o perdido. Ele está disposto a fazer um grande esforço para “ir procurar a que se perdeu” (Mateus 18:12 NVI). Sabemos que nisso devemos “ser imitadores de Deus” (Efésios 5:1 NVI) e “devemos seguir seus passos” (1 Pedro 2:21 NVI) “em completa obediência à vontade de Deus (Colossenses 4:12 NVI).
  • Somos chamados para ir a todos os lugares onde não estamos até que todas as pessoas em todas as situações sejam capazes de ter acesso significativo à Palavra de Deus, pois Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4 NVI).
  • Devemos encorajar todos a se engajarem com a Palavra de Deus de maneira transformadora de vida.. Desejamos que todos se tornem como os bereanos, que “receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as escrituras” (Atos 17:11 NVI). Por esta razão a Bíblia exorta todos a “dedicarem-se à leitura pública da Escritura” (1 Timóteo 4:13 NVI), pois “qualquer um que olha firmemente para a lei perfeita e a cumpre – não ouvindo e esquecendo, mas colocando-a em prática – será abençoado em tudo que fizer” (Tiago 1:25 NVI).

Portanto, solenemente nos comprometemos a colaborarmos juntos para:

  • Traduzir: Completar o processo inicial de tradução da Bíblia, para que todos possam ter acesso à Palavra de Deus em sua própria língua nativa. Nos comprometemos com a aceleração intencional deste processo de tradução, pois “Ele envia sua ordem à terra, e sua palavra corre veloz.” (Salmos 147:15 NVI). Existem 7.000 línguas faladas no mundo hoje. Faremos tudo que for possível para facilitar o início da tradução da Bíblia para as restantes línguas sem Bíblia até o início da década de 2020. Trabalharemos para que até 2033, 95% da população mundial tenha uma Bíblia completa em sua própria língua, e outros 4% do mundo tenham o Novo Testamento disponível, e os 1% restantes tenham uma porção completa das Escrituras (consistindo de 25 ou mais capítulos) em sua própria língua.
  • Publicar: Produzir o texto traduzido das Escrituras de uma maneira que esteja a mais prontamente acessível para cada pessoa em todos os grupos de línguas. Isso pode envolver textos impressos, digitalizados disponíveis na internet ou em dispositivos móveis, em áudio que possam ser ouvidos, e em vídeo que possam ser vistos em quaisquer plataformas que sejam melhores para as respectivas audiências.. Como vivemos em uma época com muitas possibilidades tecnológicas e como cada indivíduo tem um estilo de aprendizagem diferente, abraçaremos todos os métodos e abordagens necessários para alcançar, tanto pessoas alfabetizadas como as que aprendem de forma oral. Nossa flexibilidade metodológica é inspirada por Paulo, que escreveu, “Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus…. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei, a fim de ganhar os que não têm a lei… Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.” (1 Coríntios 9:20-22 NVI).
  • Distribuir: Distribuir as Escrituras é uma maneira intencional e apropriada para que toda família na terra tenha a oportunidade – caso escolham – de ter a Palavra de Deus em suas casas. Prosseguimos em direção ao dia em que “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar” (Habacuque 2:14 NVI). Estamos convencidos que não devemos esperar passivamente até que as pessoas venham à casa de Deus para escutar a Palavra de Deus, pois somos chamados a “ir” com as Boas Novas (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15) e sermos suas testemunhas “até os confins da terra” (Atos 1:8 NVI). Isso foi modelado na igreja primitiva, pois “todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” (Atos 5:42 NVI).
  • Educar: Facilitar programas educacionais que capacitem as pessoas a lerem, escutarem, entenderem e aplicarem a Palavra de Deus. As próprias Escrituras falam “e se vocês derem o livro a alguém que saiba ler […e…] a alguém que não saiba ler” (Isaías 29:11-12 NVI). Assim, devemos fazer provisão para pessoas de todos os contextos educacionais, ajudando cada um a crescer em sua capacidade de compreender a Bíblia. Somos comprometidos a erradicar toda barreira educacional que impede qualquer um de seu pleno potencial em Cristo.
  • Motivar: Motivar todas as pessoas em todos os lugares a um novo despertar de interação com a Bíblia. Paulo nos pede, “Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês” (Colossenses 3:16 NVI). Jesus nos inspira dizendo, “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24 NVI). Nosso desejo seria dar à luz e nutrir um movimento no qual cada indivíduo interage com a Palavra de Deus de maneira transformadora, frequente, regular e contínua.

Pela graça de Deus nós, abaixo assinados, fazemos esta aliança juntos.