Menu

Os Atuences do Tibet Categorias:
Artigos

Antes da invasão comunista, o povo Atuence ocupava o Tibet, mas após a divisão geográfica, a cidade de Zhongdian, onde vive a maior parte dos Atuence, passou a ocupar o extremo norte da província Yunnan.

A cidade de Zhongdian foi oficialmente aberta a estrangeiros em Dezembro de 1992, mas poucos se aventuraram até lá. Não obstante estar situada a apenas 198 Km a noroeste de Lijiang, a duração da viagem de ônibus é de 8 árduas horas. O percurso pelas montanhas é desafiador: de um lado, um precipício e do outro, um violento rio. Durante a época das chuvas, muitas vezes é preciso fechar a estrada durante semanas devido à avalanches e desabamentos.
O povo Atuence se identifica como “Tibetano”. O nome “Atuence” se refere à língua falada, que os demais povos não consegue compreender. No norte de Zhongdian está situado o Mosteiro Jietang Songlin, o maior da província Yunnan, com centenas de monges.

No entanto, no passado, Deus agiu entre os Atuence. Em 1993, alguns missionários alugaram um jeep e viajaram até a fronteira com o Tibet. Após horas de viagem, eles se depararam com uma Catedral Européia situada num verdejante vale. Três vilas tibetanas situadas na fronteira, mas do lado do Tibet, e no Município de Weixi Lisu, em Yunnan, são católicas. Um padre chinês, já de idade, que havia dedicado a maior parte da sua vida a pastorear os Tibetanos, contou como aquela área havia se convertido, quando alguns missionários católicos franceses lá estiveram, no final do Século IXX. Os missionários construíram a Catedral antes de serem forçados a deixar o Tibet.

Durante décadas, essas vilas se recusaram a celebrar os feriados e festas religiosas tibetanas, preferindo celebrar a Páscoa e o Natal. As práticas Lamaístas foram abandonadas e toda espécie de idolatria proibida. Eles adotaram alguns aspectos da cultura Tibetana nos cultos, sem violar os princípios bíblicos. Uma vez que a maior parte da população é analfabeta, conservam as histórias bíblicas em gravuras.

Louvamos a Deus pela vida dos primeiros missionários que levaram o Evangelho a regiões tão distantes, sem qualquer recompensa! A maior parte dos Atuences nunca ouviram o nome de Jesus. É desconhecida a intenção de abrir uma igreja naquela área. Continua sendo impossível para a comunidade cristã mais próxima enviar equipes que levem as boas-novas aquelas comunidades.

Ore :

  • Para que o Evangelho alcance todo o povo Atuence.
  • Para que as pequenas vilas católicas brilhem a luz de Cristo.
  • Por intercessores e evangelistas para que o povo Atuence seja alcançado.

População: 590.000
Cristãos: 300
Religião: Lamaísmo
Língua: Sino-Tibetana
Dialetos: 0

96% Nunca ouviram o Evangelho ou o nome de Jesus
4% Foram evangelizados mas não se converteram