Menu

O Guardião do Limiar Categorias:
Artigos, Destaque, Destaque Artigo

Vamos contar uma história. Uma história onde Deus convoca um herói e você, se quiser, pode ser esse herói. Sim, você!

Há, maIs um detalhe. Queremos contar essa história no modelo da jornada do herói. Deixa eu explicar como funciona.

Geralmente filmes, literatura, contos são quase cópias dos estágios da vida real onde temos um herói em sua jornada vencendo os seus desafios e conquistando um objetivo. Chamamos isto da Jornada do Herói. Lembre-se, estamos falando de você, já que aceitou ser o personagem dessa história.

NessE modelo, existem dois mundos; o mundo comum e o mundo extraordinário. Então, vamos lá!!!

Você está agora nesse mundo comum e, de repente, Deus o chama para uma aventura, ou seja, para o mundo extraordinário. Você está prestes a viver a maior experiência da sua vida. Já parou para pensar nisso?

Mas, para viver essa aventura, precisa passar por um estágio no qual muitos desistem e, como você é o Herói, ainda não pode sair do mundo comum porque, entre este e o mundo extraordinário, existe ele, o Guardião do Limiar.

Segundo o escritor Christopher Vogler, no seu livro A Jornada do Escritor, todos os heróis encontram obstáculos na estrada da aventura. Eles exibem ao herói uma cara ameaçadora, mas, se forem devidamente compreendidos, podem ser ultrapassados, superados, e até transformados em aliados. Geralmente os Guardiões de Limiares não são os principais vilões da história.

Como acontece? Sempre que tentamos cruzar esse limiar, os tais guardiões se erguem com toda a força, não necessariamente para nos deter, mas para nos testar e verificar se estamos realmente determinados a aceitar o desafio da mudança.

Preconceito, opressão, pessoas hostis, cicatrizes emocionais, vícios e auto-limitações que seguram nosso crescimento e progresso podem ser guardiões segundo o escritor.

Então, voltando para sua história, afinal você é o herói aqui, certo? Você já encontrou algum desses obstáculos ou resistência quando tentou fazer uma mudança positiva, mesma que venha de pessoas que gostem de você? Pois é, elas estão funcionando apenas como guardião de limiar, testando você, até de forma inconsciente para verem a sua determinação.

Espere aí! Muita informação né? Vamos dar um exemplo. Sabe, no clássico filme DE VOLTA PARA O FUTURO, onde o diretor da escola Mr. Strickland falava para o Martin Mackfly que ele seria um fracasso como o pai, assim como na história de Davi, onde, no caminho para lutar contra Golias, seu irmão o questiona com quem estaria as ovelhas que ele deveria estar cuidando? Pois é. Isso são situações de guardiões de Limiar.

Se Martin Mackfly tivesse parado nas palavras do diretor da escola, e se Davi voltasse para as suas ovelhas, ambos teriam cedido à força do guardião e a história seria outra: Mackfly o fracassado e Davi o rei das ovelhas. Mas ainda estamos na sua história aqui, parados diante do teu guardião de limiar…

Ah! Vale lembrar que quem te chamou para essa jornada foi Deus que já venceu todos os guardiões e, está bem, vou dar um spoiler. Se confiar nele, você vai conseguir ultrapassar esse Guardião e cruzar o limiar.

O Autor da História convida você a não temer e avançar para o próximo estágio. Assim, podemos continuar a jornada e ver o que acontece nessa grande aventura.

O que me diz? Vamos lá?