Menu

O Encontro das Ondas Categorias:
Notícias

Em Caldas Novas-GO, a Conferência JOCUM em Família reuniu cerca de 700 Jocumeiros de todo o Brasil e vários outros países. Eles vieram de todos os lugares – Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Américas, Europa, África e Ásia; todos trazendo histórias, projetos, desafios, celebração e muita alegria, na mochila. A Conferência Nacional de Missionários de Jovens Com Uma Missão – chamada Jocum em Família – acontece a cada dois anos em algum lugar do Brasil. Nessa edição de 2009, foi a vez do Centro do País receber a Jocumeirada.

Desde o início do ano, a equipe do Comunica JOCUM trabalhou duro, apoiando o escritório da Presidência Nacional, para a organização logística desse evento, que aconteceu nas excelentes instalações do SESC de Caldas Novas-GO. Não apenas nisso, mas também, na publicação da Segunda Edição do Manual IDE, um guia de oportunidades missionárias e endereços estratégicos de Jovens Com Uma Missão no Brasil e nas nações de língua portuguesa. Durante a conferência, o Manual recém-impresso foi distribuído a todos.

O Orador Oficial foi Danny Lehman, Deão da Faculdade de Ministérios Cristãos da Universidade das Nações e Diretor Internacional de Ministérios de Evangelismo da JOCUM. Ele teve um pequeno problema no seu vôo, o que terminou atrasando sua chegada em 24 horas. Nada difícil de resolver: Marcos Borges, o Coty, escritor e diretor da JOCUM em Almirante Tamandaré e Jim Stier, fundador da JOCUM no Brasil, o substituíram em algumas plenárias.

Quando Danny chegou, além de nos dirigir em uma série de estudos, presenteou cada participante com uma cópia do seu mais novo Livro: “Pés Formosos – passos para um estilo de vida de Evangelismo” publicado em português pela Editora JOCUM. Em nossa seção Podcast, você encontra o registro em áudio das palestras.  Os momentos de louvor e adoração ficaram por conta de André & Banda Ceifa (de Jocum Contagem-MG) e Danni Distler (de Jocum Vila do Louvor-SP). A faixa  “Jocumeiro” no clip acima é do Distler. E os pequenos também tiveram a sua vez na Conferência Kids! A Equipe da Tia Eunice e, claro, o Zoca, figuras conhecidíssimas dos acampamentos da Mocidade Para Cristo (MPC), marcaram presença, contagiando pais e filhos com suas histórias e brincadeiras.

Outro destaque da conferência foi a presença do Pr. Jaime Araújo, fundador da JOCUM Nordeste e Gerson Ribeiro, pioneiro da JOCUM no Norte do Brasil e ex-diretor para a América do Sul. Isso proporcionou à atual geração de jocumeiros, a oportunidade de conhecer as histórias dos pioneiros que vieram nas ondas anteriores de Missões.

Na última noite da Conferência, a expectativa era ouvir a palavra de Loren Cunningham, fundador da JOCUM via videoconferência através do ministério GENESIS da Universidade das Nações. Havia contudo, muitas limitações técnicas e a empresa provedora do serviço de internet não instalou o serviço solicitado, frustrando os nossos planos de também transmitir ao vivo pela web as reuniões principais. Contudo, de última hora usando uma conexão 3G e um software H323 específico (Polycom PVX) foi possível realizar uma conexão com o Havaí, de onde Loren falou com tradução de Bráulia Ribeiro, selando uma semana de muita festa.

Em 2010, Loren estará vindo ao Brasil para a celebração do Jubileu de Ouro de Jovens com Uma Missão, em Recife e Curitiba. Assim, o ano que vem reserva várias oportunidades de mobilização missionária em nosso País.

Saímos de Caldas Novas com o coração cheio de alegria por fazer parte dessa grande família missionária e também por saber que, depois de 50 anos, estamos ainda apenas começando. Com toda certeza, o melhor ainda está por vir.