Menu

JOCUM VITÓRIA – De Flexal para as nações Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

Perdoem-me o clichê, mas tive que copiar o slogan de JOCUM Vitória para utilizá-lo no título deste texto. Isso, porque foi muito marcante para nós que esse trabalho tem sido feito “de” Flexal, “a partir de” Flexal, e é para as nações!

A base fica, na verdade, na cidade de Cariacica – na grande Vitória -, no bairro Flexal. Esse, conhecido como um dos mais violentos da região, é considerado por muitos como um lugar onde não se deve ir, talvez porque o que sai na imprensa sobre o lugar são notícias nada agradáveis de muita violência e perigo. Mas Deus não se esqueceu de Flexal e vê tanto valor naquele lugar que enviou muitos jovens com uma missão: servir, amar, levar dignidade e Jesus a cada vida.

Entre muitos projetos desenvolvidos pela base na região, estão o Tão Digna – que reúne mulheres do bairro para palestras e oficinas, além de visitação e distribuição de alimentos – e o Agentes da Criação, que tem ajudado a comunidade a se conscientizar sobre o cuidado com o meio ambiente. Andando pelo bairro, pudemos ver muitos latões de lixo com o símbolo da campanha. A mordomia da Terra, o cuidado com o meio em que se vive, é uma forma necessária de refletir Jesus e honrar o amor do Criador.

JOCUM Vitória também trabalha com o projeto Gileade, atendendo cerca de 80 crianças no contraturno da escola. Meninos e meninas recebem aulas de reforço escolar, oficinas de dança e artesanato, desfrutam de tempo de lazer e de uma educação baseada em princípios. Novos projetos estão surgindo na base e os obreiros não param de sonhar! Estão sonhando com o novo de Deus, firmados em uma história consolidada e frutífera.

A Missão está presente na grande Vitória há aproximadamente 20 anos e já mudou de lugar algumas vezes. Histórias não faltam, amigos também não. Foi um grande prazer sermos recebidos por uma equipe tão cuidadosa e sentir em cada um e em cada projeto, o reflexo do amor de Cristo!