Menu

JOCUM Carioca e a arte de mergulhar na onda Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

 

Que coisa mais linda, mais cheia de graça. De graciosas pessoas, de movimentos graciosos. De inovação em missões, de graça de Deus. Estar em JOCUM Carioca, para mim, foi um reencontro. Permitam-me expressar de forma um tanto pessoal. Foi um reencontro com a liberdade e a criativa atividade de Deus no mundo e nas artes. Eu, que trabalho há alguns anos com expressões artísticas, principalmente o teatro, sempre senti falta de ver o Reino de Deus sobre o “mundo dos artistas”, de ver cristãos sendo luz e sal em meio a pessoas que tanto buscam sentido nas coisas, na vida, nas abstrações… Por algum motivo, ou alguns motivos, há muitos anos a Igreja – de uma forma generalizada – tem se separado do campo artístico “secular”. E argumentem o que for, só os cristãos inseridos nesse campo sabem o quanto essa separação dificulta o contato dos artistas com o Evangelho de Cristo. Uma área que tem sido excluída, influenciada por tantos tipos de reinos, menos pelo Reino de Deus. Mas estamos vivendo um tempo novo em missões! Como alguém já disse, estamos “no limiar da quarta onda”. A quarta onda missionária, que fala sobre cristãos entrando nas sete áreas de influência da sociedade e cultivando as marcas do Reino, os valores e princípios do Rei. A arte é uma dessas áreas, e JOCUM Carioca veio para influenciá-la – com ousadia, coragem e submissão a Deus.

Chegamos na base, um tanto diferente das outras em diversos sentidos. Primeiro, porque não tem uma estrutura própria, típica das bases de JOCUM, mas funciona no espaço da igreja Celivre, que também é utilizado semanalmente pela igreja Vineyard. É situada no bairro Recreio, no Rio de Janeiro – um bairro nobre.  Mas de todas as diferenças, a “Carioca” – que começou em 2012 – tem algumas similaridades importantes: as histórias de fé.

A princípio, os obreiros-fundadores se reuniam no apartamento dos líderes. Já organizaram exposições fotográficas, artísticas e intervenções urbanas, até que o Senhor os orientou a “rodar” a primeira ETED – Escola de Treinamento e Discipulado. “Sim, Senhor, mas não temos um local”. E até uma semana antes do início da escola, eles ainda não tinham. Em meio a intercessões, muitas impressões vieram do Céu com especificações a respeito de como seria esse lugar escolhido por Deus para instalarem a base. “Perto do mar, uma rua inacabada…”. E foi assim, exatamente, que aconteceu. Servimos a um Deus que ouve, mas que também fala e quer ser ouvido por nós!

Essa primeira ETED, não tem o foco em artes. Não foram direcionados a fazê-la assim. Mas as marcas artísticas estão presentes no dia a dia. Desde aulas envolvidas em intervenções e dinâmicas mirabolantes, até comemorações de aniversários que duram o dia todo, com surpresas de hora em hora. Gestos simples, de amor e de carinho, expressões em desenhos, pinturas, artesanatos, dobraduras, músicas, dança, teatro… Presentes, presenteando uns aos outros. A busca por uma excelência artística, ofuscada pela busca de cada obreiro por corresponder a Deus. Uma família, tão unida e conexa, tão serva, que se reuniu numa tarde – em meio a tantos afazeres -, para buscarem a Deus pela minha vida. Pararam, para orar por mim, ouvir a Deus e me aconselhar. Desculpa, tive que comentar. Foi uma atitude nobre, tão doce, delicada e surpreendente, que revelou – ao menos para mim – que essa gente tem firmado seus passos em Jesus.

JOCUM é formada por pessoas de várias tribos, pensamentos e linhas teológicas. Talvez nem todos entendam a linha de JOCUM Carioca. Mas nem precisa. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.” (1 Coríntios 1:27-29). “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” (1 Coríntios 1:25). “É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”. (1 Coríntios 1:30-31). Valeu, JOCUM Carioca! Que Deus, nosso Senhor, os abençoe e instrua em todos os passos que vocês precisam dar, desde esse começo até quando Ele quiser! 🙂