Menu

JOCUM Brasil de Cara nova na Web Categorias:
Artigos

Foi em 1997 que começamos na Web. Contamos com a ajuda de um irmão, Robinson Venturini para nos ajudar a desbravar aquele mundo novo. Eu entrei na história a partir deste ponto. Toquei adiante o projeto inicial do Robinson, mas devo confessar, não sabia o que estáva fazendo. A web era um mundo desconhecido, limitado e lento, muito lento.  Mas era inegável o potencial, as possibilidades do que poderíamos fazer.  O grande problema era a falta de know how

Com a ajuda de um bom amigo e desenvolvedor, Joe Edman que depois de um certo tempo, decidi migrar para uma plataforma mais versátil usando PHP.  O que precisávamos era de uma ferramenta que pudesse facilitar a atualização do conteúdo do site de forma dinâmica, e que fosse amigável ao usuário.  Contudo naquela época, não existiam as facilidades das plataformas de CMS que hoje podem ser encontradas para atender a todos os gostos e necessidades. Assim, criamos o nosso próprio CMS, apelidado de Super News.  O sistema, de manipulação muito simples, permitia a manutenção do site sem a necessidade de conhecimentos avançados em PHP ou HTML. Nem imaginávamos que anos depois este seria um conceito amplamente utilizado por qualquer outra aplicação web.

Assim em 2000, nosso portal missionário entrou no ar. Joe que não nos cobrou nada pelo desenvolvimento, ainda utilizou a mesma plataforma em muitos outros sites até bem pouco tempo. Hoje ele ainda tem em seu portifólio websites de irmãos como Nelson Bomilcar, Jorge Camargo, Tiago Viana e além de empresas e outros. Seu mais recente empreendimento é a VeroShop uma Loja Virtual para aquisição de música em formato digital, onde disponibiliza para venda o acervo de vários artistas da música cristã.

O design do site também foi inovador para a época. Eduardo Angelo, outro grande amigo, missionário e designer foi responsável pelo desenvolvimento do frontend do site.

Nestes quase 10 anos, foram milhões de acessos e e-mails recebidos. Testemunhamos muitos milagres. Conhecemos gente que queria saber mais sobre missões, pedia orações,  informações, motivos de oração… Outras pessoas assumiram o site por algumas temporadas. Gente como o Carlos Delfino, também profissional de TI, que nos ajudou por um bom período. Eu mesmo estive em muitos outros projetos. Mas há muito percebemos que era hora de substituir a plataforma, por uma outra ferramenta mais rápida e alinhada com as novas tendências do mundo digital. Queriamos também uma nova cara para a nova e desafiadora época que estamos vivendo. Voltei ao projeto mais uma vez para dar uma cara nova ao nosso velho site.

Foi nesta altura do projeto que conhecemos o trabalho de Alê Gustavo, Designer e Missionário já há muito envolvido com a JOCUM Piratininga -Vila do Louvor. O Alê topou sair do Brasil e viajar para Lausanne, na Suíça, onde passou três meses trabalhando em vários projetos, entre eles o novo site de Jocum Brasil.
Hoje não sendo mais necessário re-inventar a roda,  migramos para uma outra plataforma, o WordPress, escolhido pela sua versatilidade e curva de aprendizado mais amigável. Aqui, continuaremos a agregar informações sobre missões,  artigos, notícias, mídia e a fazer deste canal uma veículo de interação com você. Coincidentemente a Jocum Internacional também esta em processo de lançar seu novo site, valendo-se de um outro CMS Open source, o EZ-publish.

Claro, nem tudo esta terminado! Ainda temos muito a adicionar e aperfeiçoar, mas para isto gostaríamos de contar com a sua participação e feedback.  O que você gostaria de ver ou encontrar neste espaço? Nossa equipe que hoje está espalhada pelo Brasil e outros países continua agradecendo a sua visita e participação.