Menu

Histórias não faltam, impactos também não Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

Impact World Tour (IWT), ou JOCUM Campanhas, chegou ao Brasil em 1999 através de Tom de Jesus, após ele ter feito uma escola de campanhas em Kona – Hawai. O prático seria no Taiti, mas os planos foram modificados e Tom realizou uma campanha em Fortaleza-CE, à pedido do jocumeiro Toni Lima. Ali o Senhor começou a falar com Tom sobre não apenas realizar a campanha, mas iniciar um ministério no Brasil. A direção foi sediar o trabalho em Curitiba, capital do Estado do Paraná. Assim, ainda em 1999, aconteceu a primeira escola de campanhas, em parceria com uma Escola de Treinamento e Discipulado (ETED).

Em certo momento, o Senhor compartilhou com Tom que a equipe deveria comprar uma propriedade para o ministério, o que aconteceu de forma miraculosa. Eles adquiriram um local amplo, com um custo alto – apesar do grande desconto que conseguiram em relação ao preço inicial – sem possuírem recurso algum de si mesmos.

A estrutura foi útil para treinar muitas pessoas, mas chegou um tempo em que parecia um peso. Os obreiros sentiram que estavam gastando mais tempo cuidando de um espaço físico do que desenvolvendo a chamada ministerial. Enquanto oravam para buscar a Deus sobre o que fazer, receberam a notícia de que Jim Stier, fundador de JOCUM no Brasil, pretendia deixar Belo Horizonte-MG, a cidade onde morava, para se instalar em Curitiba e começar um centro de capacitação para líderes (CCL). Com isso, Tom entendeu que deveria ceder a propriedade para Jim e então o abençoou. Hoje, no local onde antes funcionava o IWT – que agora trabalha a partir de um escritório em Curitiba -, funciona agora o CCL.

Em todos esses anos de existência, JOCUM Campanhas têm abençoado inúmeras cidades e proporcionado o conhecimento de Cristo a várias e várias pessoas através de seus impactos evangelísticos com artes, skate, apresentações de força física, visitação de casas, enfim. Os relatos sobre conversões, curas e todo tipo de milagres são incontáveis. Jovens e velhos visitando casas, orando pelos enfermos, paralíticos andando, cegos vendo e muitos outros testemunhos podem ser contados. E assim, o IWT trabalha para trazer unidade à igreja e treinar pessoas em prol de conquistar cidades para Jesus.

Uma das histórias contadas por Tom, fala sobre um menino de 16 anos que fez uma simples oração por uma senhora com fortes dores nos joelhos, que já não podia andar. As dores da mulher cessaram durante a oração, ela se levantou e andou. Tom, questionando o rapaz sobre quantas vezes ele já vivera algo assim, pode se alegrar ao ouvir: “Foi a primeira vez, e agora ninguém me segura mais!”. Tom, um homem extremamente alegre, risonho e apaixonado por Jesus, considera que a essência jocumeira “é alguém ousar sonhar e esse sonho impactar outros”. Deus abençoe JOCUM Campanhas e faça permanecer cada fruto desse trabalho feito com tanta paixão e ousadia.