Menu

FALE – Levante sua voz contra a injustiça Categorias:
Artigos

Um dos motos da História da Igreja é a idéia de “Ora e Labora”. Não basta apenas orar horas e horas a fio se nossa postura não é “uma oração respondida”.

Orar é fundamental. E agir também…
Um grupo de estudantes vinculado ao grupo bíblico universitário da Inglaterra (UCCF) sentiu que Deus os estava chamando para defender as causas dos oprimidos mais seriamente. Eles oraram e decidiram formar um rede. Em 1998 teve início o movimento SPEAK, hoje reunindo 8 mil jovens naquele País, os quais regularmente oram e promovem atividades relacionadas à questão da justiça em nosso mundo.

Com o objetivo de promover atividade semelhante em nosso país, a Aliança Bíblica Universitária do Brasil, Conselho Latino Americano de Igrejas, no contexto de seu projeto Fé, Economia e Sociedade, a Visão mundial, o Instituto Agente e o Centro de Pastoral e Missão resolveram promover o Fale.
Para a execução do mesmo foram estabelecidas parcerias estratégicas com as seguintes organizações: Ícone Design, Agência Soma, Encontro Publicações, Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos e SPEAK, movimento que inspirou nossa organização.

Surgiu então no Brasil uma versão brasileira do SPEAK. Esse movimento é o FALE – Levante sua voz contra a injustiça.

A visão do FALE é formar uma rede de estudantes e jovens que juntos estarão orando e agindo sobre temas relacionados a justiça em nosso país e no mundo, com especial atenção para os aspectos econômicos e seus efeitos na desigualdade e na ampliação da miséria. Nossa proposta é que o FALE produza informações regulares para a ação e oração por intermédio de cartões de oração e campanhas de envio de cartões postais (Ore & Envie).
São promovidos eventos de debates em diferentes cidades para o lançamento do projeto e para a disseminação da proposta e dos temas. Também será produzido o boletim ECOS com experiências, notícias e informações do movimento, avaliações das atividades, informações sobre as organizações envolvidas e artigos analíticos.
Nos boletins feitos até hoje foram tratadas as seguintes questões:

– FALE pelo perdão da dívida dos países mais pobres
– FALE contra barreiras comerciais na agricultura
– FALE pelo fim da Desigualdade Social
– FALE por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco
– FALE contra o Abuso Sexual
– FALE pelo fim do Desmatamento Desenfreado
– FALE pelo Desarmamento
– FALE por Saúde Pública Ampla e com Qualidade
– FALE pela Liberdade Religiosa para Povos Indígenas
– FALE por Justiça no Comércio Internacional

Os próximos temas a serem abordados serão:

– FALE por Emprego Pleno e Justo
– FALE pelos Direitos das Minorias Étnicas.
– FALE pelo Voto Consciente.
– FALE em favor dos Portadores de HIV-AIDS
– FALE por Educação para Todos

O objetivo do Fale é promover uma rede de oração entre jovens sobre temas relacionados à questão da injustiça em nosso País e no mundo. Temas relacionados à desigualdade, integração econômica e outros abordados nos movimentos anti-globalização.
Desenvolver maior consciência e envolvimento com a realidade social nestes jovens, a partir do fornecimento de informações e do envolvimento nas campanhas de oração, no envio dos cartões para pessoas-chave e por intermédio da promoção de pequenos eventos públicos.

A questão da injustiça é algo que, sem dúvida, precisa ser observado da maneira mais bíblica e profética pela Igreja de Jesus. Fomos desafiados nesses dias a rever nossa postura de crentes/cidadãos.
Vinoth Ramachandra, sociólogo do Sri Lanka, um dos colaboradores do Fale, nos desafiou a zelar pelas Instituições como a ONU e a OMC, que deveríamos ser mais firmes contra a questão da má distribuição de renda, que deveríamos pressionar os paraísos fiscais para que devolvam o dinheiro público extorquido dos países pobres e que combater a corrupção traria redenção a vastas somas de finanças que poderiam ser revestidas a área social e que até mesmo elevaria o PIB de algumas nações.
Cadastre-se no site do Fale e comece a receber os cartões gratuitamente em sua casa. Além de um relevante calendário de oração você ainda poderá agir, atuar de forma prática orando por pessoas chaves, se informando melhor sobre o que está por traz da questão da injustiça no Brasil e assim, trazer à terra Justiça, como um Rio perene. Nossas mãos precisam estar cheias desses frutos…

“Abre a tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abra a sua boca, julga retamente, defende os direitos dos pobres e necessitados”.

Que o Senhor nos dè de sua Graça temperada com fome e sede de justiça!
(www.fale.org.br)