Menu

Encontrando Deus em Meio a Opressão Categorias:
Artigos

Uma base da JOCUM em Lusaka está em um distrito semi-rural distante uns 15km da capital de Zâmbia. Algumas das pessoas morando nesse lugar são fazendeiros, mas muito são desempregados e vivem em pobreza. Infelizmente, relacionamentos familiares destruidos, alcoolismo e doenças como a AIDS são problemas comuns. Paulino Chiko é um dos obreiros da JOCUM nessa base de Lusaka e este é seu testemunho:

“Eu moro em uma comunidade onde eu vejo necessidades em todo lugar que olho. Meu desejo mais profundo é o de ver a transformação acontecer nessa comunidade. Nossa equipe Jocumeira sentiu uma direção de Deus para começar um ministério com as famílias infectadas com HIV na comunidade. Muitas esposas são deixadas em casa enquanto seus maridos saem e se divertem com bebedeiras, desperdiçando o pouco do dinheiro precioso que têm. Visitamos essas famílias e oferecemos encorajamento, suporte, amor e oração a elas. Mesmo que nós não tenhamos dinheiro para oferecê-los, nós cremos que Deus pode suprir, tanto a necessidade material como espiritual deles”.

“Eu tenho ajudado uma menina em particular. Ela é analfabeta, mãe jovem e com necessidade de muita ajuda para aprender sobre como cuidar da sua criança por si mesma. Uma vez, o seu filho mais novo, que não tinha nem dois anos ainda, estava muito doente e perto da morte. Sua mãe e avó não viram o quanto ele estava doente e, quando nós os visitamos, a criança precisava de cuidados urgentes. Fomos direto ao hospital principal, onde o bebê foi diagnosticado com “kwashiorkor”, que é um mal completamente evitável causado por uma deficiência de vitaminas. O neném foi admitido na unidade de subnutrição, ficando internado por quase 3 semanas, vindo a estabilizar seu quadro clínico de saúde e começar a ganhar força. Essa situação ajudou a mãe a se aproximar mais de Deus e, junto com alguns membros da sua família, ela começou a ir à Igreja”

Pamela Kudiwa, AfriCom
Equipe de Comunicações para JOCUM África