Menu

29 ago

DBS

até 24 de novembro de 2021

O QUE É?

Uma das primeiras coisas que aprendemos na ETED é o lema da JOCUM sobre o qual a missão se baseia: “Conhecer Deus e torná-lo conhecido”. No entanto, não se pode pretender conhecer Deus se querer conhecer a Sua Palavra. Assim, na DBS, fazemos da Bíblia o companheiro dos estudante para toda a vida! E será com o Espírito e a Verdade! O estudante descobrirá a história unificada da Bíblia, será discípulo da Bíblia e apaixonar-se-á pelo Autor da Palavra. Nesta introdução à Bíblia que terá 12 semanas, o estudante terá uma visão geral da “História de Deus” e descobrirá os propósitos de Deus nela contidos. O estudante lerá toda a Bíblia, observará a cronologia dos acontecimentos bíblicos, compreenderá melhor cada livro no seu contexto histórico, compreenderá a harmonia entre os livros, será capaz de reconhecer os diferentes géneros de literatura, e os principais temas encontrados nestes 66 livros. O estudante aprenderá as verdades fundamentais do cristianismo indo diretamente à fonte. Tudo isto sobre a ótica do Plano Redentor de Deus.

“Nossa visão é dar a você as ferramentas necessárias para que você aprenda a desenvolver um estudo bíblico por si mesmo através do método indutivo: observe o texto, conheça o contexto, interprete e extraia verdades para levá-las a uma aplicação prática. No entanto, nosso objetivo final é que você possa conhecer profundamente o Deus da história, erradicar a pobreza bíblica de seu próprio coração e que pessoalmente você possa colaborar com o Espírito Santo no processo da sua formação cristã.”

Destaca-se que este é um “core course” (curso fundamental) para a graduação na UofN em qualquer das Faculdades oferecidas pela Universidade.

CURRÍCULO

Os tópicos no DBS geralmente seguem os livros que você está estudando cronologicamente. Embora cada livro seja estudado para descobrir sua intenção original, você também aprenderá sobre tópicos. Por exemplo: você vai olhar para Cosmovisão e Origens ao estudar Gênesis, Êxodo e Jó. Ou você pode olhar para Liderança e Adoração ao estudar a vida de Davi em 1ª e 2ª Samuel, Crônicas e Salmos. Ou durante o estudo de Atos e as viagens missionárias de Paulo, você pode estudar Missões transculturais e o custo da chamada. Cada livro está repleto de ideias a serem descobertas!

Dia de abertura: Introdução ao estudo da Bíblia

Apresentamos a escola e damos aos alunos uma visão geral rápida da Bíblia, como os livros são organizados e os diferentes gêneros de literatura da Bíblia. Queremos que os alunos se tornem leitores melhores da Palavra de Deus, reconhecendo que a Bíblia é uma coleção de livros, cada um escrito por um certo autor para um público original em um determinado contexto histórico e para um propósito específico.

Semana 1: Cosmovisão e Origens

Génesis, Êxodo e Jó.

Semana 2: Pentateuco

Levítico, Números, Deuteronômio e Hebreus.

Semana 3: Semana das Tribos

Josué, Juízes, Rute e Salmos.

Semana 4: Semana de Davi, Reino Unificado

1ª e 2ª Samuel, 1ª Crônicas, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

Semana 5: Semana dos Reis, Reinos de Israel e Judá

1ª e 2ª Reis e 2ª Crônicas.

Semana 6: Profetas Anteriores

Amós, Oséias, Miquéias, Joel, Isaías, Jonas e Naum.

Semana 7: Profetas Posteriores

Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Sofonias, Habacuque e Obadias.

Semana 8: Pós-Exílio e Intertestamentário, Cumprimento em Jesus

Ester, Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Semana 9: Jesus

Nos Evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas.

Semana 10: Igreja
Atos, Tiago, 1ª e 2ª Pedro e Judas e Hebreus.

Semana 11: Semana de Paulo e a propagação do Evangelho

Gálatas, Filipenses, 1ª e 2ª Coríntios, Efésios, Colossenses, Filemóm, Romanos, 1ª e 2ª Tessalonicenses, Tito, 1ª e 2ª Timóteo.

Semana 12: Semana de João e a Luta contra as Heresias

João, 1ª, 2ª e 3ª João, Apocalipse


COMO FUNCIONA

 

TEMPO TEÓRICO


Esta escola é de período integral. Para aqueles que optarem participar dessa escola deverão se preparar para se dedicarem por 13 semanas (sem considerar o período prático que se torna optativo pelo aluno caso seja oferecido pela escola) de maneira exclusiva a este projeto. Durante os três meses de escola, você lerá a Bíblia inteira em pequenos grupos, nos quais cada livro da Bíblia será discutido e a cada semana, um professor virá para ensinar e reforçar aquilo que foi lido.

 

Grupos Pequenos

Os estudantes lerão, juntos nos seus pequenos grupos, toda a Bíblia cronologicamente, discutirão muitos tópicos ao longo e também rastrearão as Escrituras de Gênesis a Apocalipse observando:

– Os principais eventos bíblicos;

– Revelações sobre o caráter e natureza de Deus;

– E o Plano Redentor de Deus.

 

Método de Estudo Indutivo

Os alunos aprenderão como liderar um pequeno grupo de estudo da Bíblia usando a abordagem EBI- estudo bíblico indutivo.

 

Apresentação final (fechamento da escola)

Ao final da escola, os alunos farão uma apresentação de 30-45 minutos da História de Deus, reunindo o que foi aprendido ao longo dessas doze semanas. Queremos que os alunos sejam capazes de recontar a história da Bíblia (eventos principais), mostrar que receberam uma nova revelação sobre quem é Deus (o caráter e a natureza de Deus) e serem capazes de explicar o evangelho, as Boas Novas que chegaram ao homem através das Escrituras (o Plano Redentor de Deus). Eles usarão seu próprio cronograma feito ao longo de 12 semanas como um auxílio visual com sua apresentação. Encerramos a escola com instruções de como continuar crescendo na fome espiritual para que a Palavra de Deus não seque ou seja apenas uma obrigação a ser cumprida, tão como trabalharemos durante toda a escola: como viver de forma prática o que está sendo aprendido.

 

TEMPO PRÁTICO

Opcional para o aluno. Mas, apesar de opcional, é creditado pela Universidade das Nações e colabora como pontos necessários de experiências no processo de graduação pela UofN. Os locais serão definidos e compartilhados durante o período da escola conforme disponibilidade.

 

DATA e INVESTIMENTO

29 de agosto a 24 de novembro.
R$ 400,00 de inscrição
3x R$1.100,00

Deixe seu Comentário

Outras Oportunidades