Menu

A quarta onda de missões invadiu as praias de Floripa! Categorias:
Artigos, Jornada 40 anos

Para alguns de nós, chegar em Florianópolis foi surpreendente! Uma cidade linda, limpa, iluminada nas horas noturnas. Em meio a elogios que fazíamos sobre a beleza da cidade sulista, ouvimos dizer que Floripa é considerada por alguns como “cemitério dos pastores” e que, por traz de tanta exuberância, há grande treva. Nesse contexto, JOCUM Floripa mantém suas atividades há mais de 30 anos, tendo sido a quarta base de Jovens Com Uma Missão a se instalar no país.

Nosso tempo de gravação foi bem tranquilo. Isso, porque a base de Florianópolis tem uma configuração muito específica e diferente de todas as outras, e não tivemos muitos espaços físicos para filmar. A estrutura é formada por um escritório e algumas casas de apoio alugadas, onde moram alunos e obreiros e que são espalhadas pela cidade – não se parece com as outras bases, com alojamento e refeitório para toda a comunidade. Essa estrutura tem tudo a ver com  a visão que JOCUM Floripa abraçou: as áreas de influência da sociedade e a quarta onda missionária! A ideia é estar onde as pessoas estão, nos bairros, universidades, pontos de lazer, enfim, influenciar. O engajamento nessa onda de missões fez com que Fabiano Antunes, líder da base, criasse a Escola Quarta Onda Missionária (E4M), junto com nosso fundador nacional, Jim Stier.

Outra causa bem legal que a equipe abraçou foi o projeto Passos de Justiça. Através de um guia de oração, workshops e outras ferramentas, JOCUM Floripa têm oferecido treinamentos e conscientização para aqueles que desejam cumprir a segunda parte do Ide de Jesus, o discipulado das nações. E isso tem sido feito através da propagação de valores, do conceito de justiça de Deus e de ações práticas.

Essa que foi a quarta base formada no Brasil foi também a quarta base visitada por nossa equipe, é apenas o começo de nossa jornada para contar a história desses 40 anos de JOCUM Brasil, mas de todas as formas possíveis saímos de lá marcados. Marcados, além de todas essas coisas lindas que já relatei, pela alegria, hospitalidade, unidade, empolgação, empenho, valores, pioneirismo, coragem, respeito e amor que cada um dos líderes e alunos demonstraram ter por Deus, entre si e por nós – simples passantes que somos, recebidos como parte da família (que, graças ao bom Deus, também somos!).

Dessa breve estada, ficou nossa saudade e um gostão de quero mais… Ficou a alegria de poder contar a história dos mais de 30 anos de JOCUM Floripa, com a impressão de que há muito mais – e muito do novo – por vir. Nas praias do Sul do Brasil, a visão que o Senhor compartilhou com Loren Cunningham 54 anos atrás tem se cumprido. Ondas de jovens, cheios do Espírito de Deus, estão invadindo o continente! VALEU, JOCUM Floripa!