Mais Igrejas Para o Sertão !
Quem nunca ouviu o Luiz Gonzaga cantar “Só deixo o meu Cariri no último pau-de-arara”.
Ninguém expressou com maior clareza, vivência e conhecimento a palavra Cariri, do que o velho músico, que através de sua música cantou a realidade de uma região que se destaca na região nordestina.
Mas o que é Cariri? O nome veio de seus habitantes primitivos: os índios carirís originários de um “Lago encantado” conforme eles diziam, talvez o rio Amazonas.
Na sua larga peregrinação, viajaram a princípio ao longo do litoral, mas expulsos da beira mar pelos tupiniquins e tupinambás, portadores da língua geral, internaram-se nos sertões onde também há “Pousos felizes, vales fartos e frescos”. Fato importante de terem sido eles, os carirís, ao lado dos tupis, incorporados em grande parte à atual população do Brasil.
Por conseqüência da sua migração, que só foi detida pelas águas caudais do rio São Francisco, observamos hoje no nordeste brasileiro, 2 (duas) regiões com essa denominação:
- Cariri Velho – Paraíba
- Cariri Novo ou simplesmente Cariri no Ceará.
O Cariri é uma região econômica de inspiração agrícola, com um suporte comum, a cana-de-açúcar. É uma região diferente das áreas circunvizinhas, graças às suas condições físicas que permitem uma humanização maior da paisagem. Dentre as condições físicas favoráveis, destacamos as chuvas, a perenidade dos cursos d’água. Esse último, conseqüência de uma importante função hidrológica da Chapada do Araripe.
Uma outra curiosidade relacionada ao Cariri é o fato desta, ser uma região localizada no centro do Nordeste, pois se encontra geograficamente próxima dos estados do Piauí, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba. Região conhecida como a mais pobre do Brasil onde se encontram:
- Mais da metade dos miseráveis da Nação.
- O maior índice de analfabetismo;
- O maior índice de mortalidade infantil;
- O maior índice de prostituição infantil.
Ainda é a região com o maior índice de cidades não alcançadas ou precariamente evangelizadas do País. Cerca de 62,1% dos municípios brasileiros não alcançados pelo evangelho encontram-se nesta região. Dentro desta região destaca-se a cidade de Juazeiro do Norte que é conhecida como: A Capital da fé do povo nordestino, a Meca do Nordeste, a terra do “meu padim pade ciço” (meu padrinho padre Cícero). Encontra-se aqui em Juazeiro, a 3a maior estátua do mundo que é a do Padre Cícero, e por causa deste mito, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas, vêm a Juazeiro, na mais profunda cegueira espiritual, prestar ao padre, seu culto, adoração, sacrifício… pois de fato, padre Cícero, é o deus deste povo. O cristianismo encontrado aqui, nada tem a ver com o cristianismo ensinado por Jesus.
Você pode ser um plantador de Igrejas no Caríri e no Brasil !
Escola de Liderança e Implantação de Igrejas
Plantar novas igrejas é a mais eficiente estratégia para discipular as nações. Onde não existe Igreja não existe conhecimento de Deus, não existe adoração, não existe comunhão entre Criador e criatura. O Nordeste do Brasil e as nações clamam pelo Deus vivo, e é a Igreja de Cristo que cabe a missão de espalhar aos povos que vivem nas trevas os planos de Deus ao homem.
A Escola de Liderança e Implantação de Igrejas tem como meta principal, treinar e equipar crentes de várias denominações comprometidas em alcançar o homem sem Jesus aqui no interior do nordeste brasileiro, bem como entre as nações da terra, pois os princípios ensinados nesta Escola podem ser desenvolvidos em qualquer lugar do mundo.
OBJETIVOS:
- Oferecer treinamento de qualidade a vocacionados;
- Dar ao aluno ferramentas e estratégias para que eles possam executar a tarefa de plantar igrejas em todos as suas fases, em todas as nações da terra.
- Formar Líderes Plantadores, a partir de cristãos pertencentes a qualquer denominação evangélica séria.
- Atuar em todos os estados do nordeste, carentes do conhecimento do Evangelho, Plantando igrejas;
- Treinar e equipar obreiros implantadores para as nações não alcançadas pelo evangelho.
DURAÇÃO E CURRÍCULO:
Este Curso tem duração de 9 meses dividido em duas partes:
1- Tempo teórico: 3 meses. Onde os alunos receberão instruções sobre os princípios básicos para se estabelecer uma nova igreja em uma comunidade não alcançada ou precariamente evangelizada. Os principais temas ensinados na escola são os seguintes:
- Plantação de Igrejas;
- Doutrina da Igreja;
- Liderança;
- Discipulado;
- Evangelismo;
- Evangelismo e discipulado de crianças;
- História da Igreja Cristã;
- Desenvolvimento Comunitário;
- Alfabetização de adultos;
- Homilética;
- Batalha Espiritual;
- Primeiros Socorros etc.
Os Professores que ministram as aulas são pastores e missionários com experiência em liderança e plantação de igrejas
2- Tempo prático: 6 meses. Neste período o aluno será enviado em equipe para uma cidade do sertão nordestino para dar início a uma nova igreja, colocando em prática os princípios aprendidos na parte teórica. As condições encontradas pelos alunos nesta fase do curso são bastante semelhantes as encontradas nos lugares mais remotos da terra. Seca, pobreza, injustiça social, idolatria, religiosodade, analfabetismo, mortalidade infantil, desconhecimento da Palavra de Deus…
Maiores Informações:
Jocum Cariri
Escola de Liderança e Implantação de Igrejas
Fone 88 3521 0487
Website: www.jocumsertao.org
E-mail: [email protected]
Deixe seu Comentário